Reforma tributária sai a partir de agosto

O ministro do Planejamento, Guido Mantega, disse ontem, em Fortaleza, que até o início do próximo semestre o projeto de reforma tributária será encaminhado ao Congresso Nacional. De acordo com ele, a discussão sobre o assunto tem avançado. Acredito que ele tem muita chance de ser aprovado, afirmou. Depois de encontro com os governadores do Nordeste, afirmou que a região tem mais necessidades que as outras devido às carências da população.

Com relação à guerra fiscal, tema principal do encontro, Mantega informou que os governadores possuem uma disposição para acabar ou reduzi-la. É claro que desde que se dêem condições para que eles possam substituir as vantagens que eles tinham com a guerra fiscal por outros instrumentos de modo que não haja perda para o estado, ponderou.

E afirmou que um dos objetivos da reforma tributária é estabelecer a cobrança do Imposto de Circulação de Mercadoria e Serviço (ICMS) no destino. O que é uma medida que beneficia muito o Nordeste, porque ele é mais consumidor do que produtor. Isso está no projeto que estamos fazendo e é claro que tem que ter uma transição e um fundo de compensação, comentou.

Sobre a CPMF, disse ser contra divisão com os estados. São esses recursos (da CPMF) que estão permitindo financiar o aumento de gasto com saúde, com educação. Nós temos o Plano de Desenvolvimento Educacional que está aumentando os recursos para todos os estados. Cinqüenta por cento do Bolsa-Família é dirigido ao Nordeste. Então, se tirar dinheiro da CPMF — que não está sobrando, é o dinheiro já alocado —, vai ter que reduzir os investimentos que estão estabelecidos aqui para o Nordeste, afirmou.

Débitos
Mantega acenou aos governadores com a possibilidade de flexibilizar a capacidade de endividamento dos estados. Mas ressaltou que isso será feito em função do desempenho fiscal de cada um. Segundo o ministro, a flexibilização só será possível porque mais da metade dos estados brasileiros está com a capacidade de endividamenteo inferior a uma vez a receita corrente líquida.

A Fazenda tem toda a boa vontade para aumentar o espaço fiscal para os estados desde que sejam obedecidos os limites legais, frisou. Mantega e os governadores concordam que a flexibilização deve respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal. O ministro também disse que não modificará as regras do programa de ajuste fiscal. O estudo para a flexibilização teria sido uma determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que também espera maior participação dos estados em investimentos complementares ao Programa de Aceleração do Crescimento.

Fonte: Correio Braziliense - Brasília

Data da Notícia: 28/05/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet