Proposta reduz a zero alíquota do IPI para Biodiesel

Projeto de Lei (3600/04,) apresentado pelo deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), reduz a zero a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os óleos vegetais transesterificados, como o biodiesel, a ser adicionado ao óleo diesel mineral. A proposição encontra-se na Comissão de Minas e Energia e tem como relator o deputado Marcus Vicente (PTB-ES).

Pela proposta, as pessoas jurídicas que exercerem as atividades de produção e comercialização do biodiesel e aquelas que operarem sua mistura ao óleo diesel, derivado de petróleo, poderão ainda reduzir em 50% o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica sobre o valor proporcional das receitas dessas atividades na receita bruta total da empresa.

O autor observa que a redução dos impostos prevalecerá pelo período de cinco anos, a partir da vigência da lei.

Biodiesel

O parlamentar argumenta que o biodiesel é uma denominação genérica para combustíveis derivados de óleos vegetais, mediante reações químicas de transesterificação pela adição de álcool anidro. Esse combustível, de acordo com o deputado, pode ser utilizado em motores estacionários ou em veículos automotores, em estado puro ou misturado ao óleo diesel mineral, em diferentes proporções, que variam de 5% a 30%.

Segundo Antonio Carlos Mendes Thame, as vantagens do biodiesel sobre o óleo diesel derivado do petróleo residem na redução de cerca de 80% das emissões de gás carbônico, responsável pelo efeito estufa. “Além disso também se obtém uma redução em torno de 90% na emissão de material particulado, responsável pela fumaça negra, produzida pelos motores que consomem óleo diesel mineral”, afirma.

Viabilidade econômica

O deputado lembra que as vantagens ecológicas e o desenvolvimento de pesquisas pela Petrobras e outras empresas, em parceria com universidades, pode garantir viabilidade econômica para a utilização do biodiesel. “Uma das formas que procuramos estabelecer para a viabilização econômica dessa atividade prevê a ampliação da produção e a utilização do biodisel para favorecer ganhos de escala. Nesse contexto, os incentivos fiscais que este projeto propõe adquirem um papel fundamental na viabilização desse desenvolvimento”, argumenta o autor.

Tramitação

A proposta também será examinada pela Comissão de Finanças e Tributação. Se aprovado, segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Por tramitar em caráter conclusivo, se aprovado na CCJ, o projeto segue direto para análise do Senado Federal

Fonte: Agência Câmara

Data da Notícia: 15/07/2004 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet