Pedido de vista suspende julgamento de recursos sobre alíquota zero do IPI

Após a leitura da questão de ordem levantada pelo ministro Ricardo Lewandowski, o relator do Recurso Extraordinário (RE) 353657, ministro Marco Aurélio, pediu vista dos autos dos RE 353657 e 370682, este último colocado em pauta para julgamento conjunto na sessão plenária de hoje (18).

No julgamento anterior, em 15 de fevereiro, o Supremo Tribunal Federal, por maioria, deu provimento ao recurso da União Federal que contesta acórdão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) que reconheceu, ao contribuinte do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o direito ao crédito do valor do tributo incidente sobre insumos (matérias-primas) adquiridos sob regime de isenção, não tributados ou tributados à alíquota zero.

O acórdão do TRF-4 entendeu que não ocorre ofensa ao artigo 153, parágrafo 3º, inciso II, da Constituição Federal [o IPI será não-cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operação com o montante cobrado nas operações anteriores]. Contrariamente, a União argumenta que a compensação trata de ‘créditos presumidos’ e, assim só poderiam ser concedidos por lei [artigo 150, parágrafo 6º]. Além disso, segundo o recurso, os insumos isentos geram créditos compensáveis, de acordo com o inciso II, parágrafo 3º, do artigo 153, da Constituição.

O ministro Ricardo Lewandowski levantou questão de ordem no sentido de dar efeitos prospectivos às decisões da Corte, ou seja, para definir o alcance temporal das decisões deste julgamento para casos semelhantes. Para ele é admissível a modulação dos efeitos de decisões do STF no sentido da sua não uniformização, dadas as peculiaridades de cada caso. Para Lewandowski, a anulação da norma inconstitucional, com a modulação dos efeitos ex-tunc, ex-nunc e erga omnes [retroativo; a partir da decisão; com efeitos para todos, respectivamente], “surge como precioso instrumento que permite temperar o princípio da supremacia constitucional com outros valores socialmente relevantes, em especial o da segurança jurídica”.

Lewandowski lembrou que, a necessidade da preservação da estabilidade de relações jurídicas pré-existentes, levou o legislador a permitir que o STF “regule ao seu prudente arbítrio, os efeitos das decisões proferidas nas Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADC), Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI) e nas Argüições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF)”.

De acordo com o ministro as Leis 9868/99 e 9882/99 regulamentam essa prerrogativa do Supremo, com base nos princípio da segurança jurídica ou de excepcional interesse social. Apesar de não estar previsto que o Supremo possa regular os efeitos temporais em ações de natureza objetiva [caso dos Recursos Extraordinários], o ministro afirmou que o Supremo “exerce o relevante papel de guarda da Constituição, cujo exercício comporta considerável margem de discricionariedade, exatamente para que a Corte possa dar efetividade ao princípio da supremacia constitucional”.

Assim, para Lewandowski é possível ao STF, “em casos excepcionais modular os efeitos de suas decisões, por motivos de segurança jurídica ou de relevante interesse social, pois estará realizando a ponderação de valores e princípios abrigados na própria Constituição”, podendo inclusive aplicar-se o mesmo entendimento aos processos de natureza subjetiva, como são os Recursos Extraordinários.

Antes da questão de ordem ser colocada em votação, o relator dos RE, ministro Marco Aurélio, pediu vista dos autos, suspendendo o julgamento.

Fonte: STF

Data da Notícia: 19/04/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet