Países agora ampliam a guerra fiscal na Europa

Bloomberg

Uma guerra fiscal está se disseminando em toda a Europa, em um momento em que os dirigentes das maiores economias do continente abandonam a prática de criticar os vizinhos menores por reduzir os tributos incidentes sobre as empresas e decidem fazer o mesmo.

A investida rumo à adoção de impostos mais baixos sobre os lucros corporativos adotada por Espanha, Alemanha, França e Reino Unido se destina a atrair empresas e a reforçar a mais sólida expansão econômica vivida pelo continente nos últimos seis anos. Ela ocorre depois que a Irlanda e os novos membros da União Européia (UE) do Leste Europeu tiveram sucesso em atrair investimentos, e em irritar seus concorrentes de maior porte, com alíquotas de impostos inferiores a 20% – entre as mais baixas do mundo.

“Partimos para a briga”, diz Erik Nielsen, economista-chefe para a Europa do Goldman Sachs Group Inc. de Londres. “Países maiores estão agora concorrendo na esfera da política fiscal. Em grande medida, é isso o que vai determinar quanto e onde as empresas vão querer investir.”

As alíquotas do Imposto de Renda de pessoa jurídica na UE estavam, em média, em seu recorde de baixa de 26% no final de 2006, e estão caindo ainda mais. Gordon Brown, o ministro da Fazenda do Reino Unido e o próximo primeiro-ministro do país, ceifou em março 2 pontos percentuais da maior alíquota, que é agora de 28%. A câmara baixa do Parlamento alemão apoiou na semana passada o plano da chanceler do país, Angela Merkel, de reduzir a alíquota para as pessoas jurídicas de 39% para 30%.

Uma guerra fiscal se dissemina na Europa. Dirigentes das maiores economias abandonam a prática de criticar os vizinhos por reduzir tributos sobre empresas e fazem o mesmo.

Fonte: DCI

Data da Notícia: 30/05/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet