Novos pacotes de isenções cumprem exigências da LRF

A grande justificativa para o novo perfil de incentivos tributários oferecido pelas prefeituras está baseado na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que além dos limites de endividamento e controle de gastos com pessoal, proíbe expressamente a renúncia de receitas sem a substituição por uma nova fonte de recursos que garanta ingressos nos mesmos valores.

Paralelamente à LRF, em vigor desde 2001, houve também uma restrição maior na legislação do ISS, que desde 2003 estabeleceu alíquota mínima de 2% para cobrança do tributo pelas prefeituras. Embora alguns municípios ainda continuem burlando o estabelecido usando artifícios como a redução de base de cálculo, a nova legislação amenizou bastante a guerra fiscal das prefeituras em torno do ISS.

“A homogeneização de alíquotas do ISS e a restrição da lei de responsabilidade influenciaram as prefeituras, que passaram a se esforçar para diferenciar o perfil das receitas permanentes”, diz Paulo Eduardo Palombo, pesquisador do Centro de Política e Economia do Setor Público (Cepesp) da FGV. “A tendência é que esses municípios optem por ter receitas permanentes sobre as quais tenham maior controle e que tenham origem num maior nível de atividade econômica”, diz ele, referindo-se às prefeituras que condicionam a concessão de descontos tributários à contratação de empregados formalizados ou à geração de renda com valor adicionado comprovado por documentos oficiais.

Ele lembra que a iniciativa de pacotes de incentivos atrelados dessa natureza, porém, pode não ser adotado por todos os municípios. Palombo explica que muitas administrações municipais fazem a renúncia fiscal substituindo as receitas tributárias com fontes de recursos sobre as quais não têm controle.

“É o caso das transferências do governo federal aos municípios”, exemplifica. Em um determinado período, por uma questão de maior arrecadação pela União dos tributos que compõem o fundo de participação dos municípios, o governo federal acaba repassando um volume extra de recursos às prefeituras. “Esses valores muitas vezes são indicados como recursos que justificam renúncias fiscais ou maiores gastos, mas trata-se de uma fonte incerta, fora do controle das administrações municipais.” Essa situação é muito diferente quando a prefeitura substitui a arrecadação por um maior repasse de ICMS. “A diferença é que, diferentemente da transferência federal, o repasse de ICMS leva em conta o valor adicionado no local.”

Fonte: Valor Econômico

Data da Notícia: 04/10/2006 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet