Na economia, imposto é item com a maior desaprovação, diz CNI/Ibope

A política de impostos se mantém como o item mais reprovado entre todos os analisados

Nas questões que analisam a expectativa futura da população em relação à economia, três dos quatro itens avaliados pela pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta sexta-feira, registram estabilidade: perspectiva para a inflação, para a renda pessoal e para a renda geral. Já a expectativa de desemprego voltou a oscilar desfavoravelmente. Desde setembro do ano passado a pesquisa registra aumento da expectativa de crescimento do desemprego.

Nos itens do bloco econômico, houve crescimento sensível da aprovação à atuação no combate à inflação, fazendo com que o saldo deixasse de ser negativo e saltasse oito pontos percentuais positivos –trata-se do único com saldo positivo.

Dos 2002 entrevistados entre 28 de junho a 1º de julho, em 140 municípios, 50% aprovam a atuação no combate à inflação, enquanto 42% desaprovam. Em abril, 45% dos entrevistados aprovavam, enquanto 46% desaprovava.

A política de impostos se mantém como o item mais reprovado entre todos os analisados, com variação das avaliações dentro da margem de erro da pesquisa (dois pontos percentuais).

Mesmo patamar da pesquisa passada, 65% dos entrevistados disseram desaprovar a conduta do governo na cobrança de impostos, enquanto 27% (contra 26% da pesquisa anterior) disseram aprovar.

Sobre a taxa básica de juros (a Selic está em 12,5% ao ano), 37% aprovam a atuação do governo, enquanto 51% desaprovam –em abril, os índices estavam, respectivamente, em 31% e 57%. Sobre a política para o desemprego, 45% aprovam e 51% desaprovam –am abril, 40% aprovava e 55% desaprovava.

Expectativa

Sobre a expectativa sobre o futuro, dos 2.002 entrevistados, em abril 46% diziam acreditar que o desemprego aumentaria nos próximos seis meses. Agora, o percentual subiu a 48%. Nessa tendência, a expectativa para a redução do desemprego cai de 26% para 25%. Os que acham que a taxa ficará estável se mantêm em 24%.

Em relação à inflação, 40% afirmaram esperar um aumento dos preços. Ao mesmo tempo, a queda da inflação é esperada por 16% dos entrevistados, enquanto 38% acham que não mudará.

Por fim, sobre a renda geral, 45% acreditam que se manterá estável, 28% acham que ela aumentará e 21%, que vai cair. Com relação à renda pessoal, 46% acham que nada mudará, 38% que vai aumentar e 12% que será registrada queda.

Fonte: Folha de S. Paulo

Data da Notícia: 10/07/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet