MP reduz Alcance do Conselho de Contribuintes

A discussão administrativa de tributos federais está mais uma vez ameaçada com a publicação da Medida Provisória (MP) nº 232, de 30 de dezembro de 2004. Depois do parecer da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional publicado em setembro do ano passado, que estipulou a possibilidade da União recorrer judicialmente das decisões do Conselho de Contribuintes, a MP restringe o valor e os temas dos processos que podem chegar até o colegiado.

Segundo a medida provisória, não poderão ser objeto de recurso ao Conselho dos Contribuintes disputas de valor inferior a R$ 50 mil, aquelas que discutem obrigações acessórias, a restituição, ressarcimento, compensação, redução, isenção e imunidade de tributos, e processos relacionados ao Simples. Ainda que alguns especialistas encarem a restrição como um alívio necessário para o acúmulo de processos no conselho, outros vêem na medida provisória mais um golpe com o objetivo de reduzir a importância do órgão.

O advogado tributarista Yun Ki Lee, do escritório Dantas, Lee & Brock, diz que há uma tendência clara de esvaziamento do Conselho de Contribuintes com a redação da MP. Ele diz que todas as questões de IPI, seja isenção ou direito ao crédito, que são hoje as maiores discussões dentro do conselho, não poderão mais chegar a esta esfera. “É muito ruim para o contribuinte porque um processo administrativo tem efeito suspensivo nos tributos. Na esfera judicial a dívida é inscrita, e caso o contribuinte não consiga uma liminar suspensiva, precisa fazer o depósito judicial da dívida” afirma.

Para Eduardo Fleury, sócio do Monteiro Neves e Fleury advogados, as restrições atingem processos importantes, tanto pelo seu número como pelos temas que abordam. Na sua opinião, o conselho perde a sua função de revisor da atuação da Receita Federal, ficando preso apenas a questões interpretativas. Ainda não se sabe o destino dos processos que aguardam julgamento, mas para Fleury, precedentes indicam que eles serão extintos.

Um membro do Conselho de Contribuintes, que preferiu não se identificar, encara a mudança como um meio de reduzir o acúmulo de processos no colegiado. Os três conselhos estão abarrotados com bilhões de reais em créditos em discussão, e não faz sentido ficar analisando processos como aqueles sobre autos de infração, que levantariam questões meramente burocráticas. Ele admite que as restrições quanto à restituição, compensação, isenção e imunidade de fato trazem uma redução de prestígio, mas amenizada com o ganho de eficiência.

A seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) já está estudando uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) contra a portaria da Procuradoria da Fazenda que prevê o recurso judicial à decisões do conselho, regulamentando o parecer publicado em setembro. Para o presidente da comissão de assuntos tributários da seccional paulista, Antônio Miretti, do Aprobatto Machado Advogados, a MP 232/2004 também pode ser alvo de uma Adin, por ferir princípios como a isonomia e o direito à ampla defesa. (Colaborou JG)

Fonte: Volor Online

Data da Notícia: 04/01/2005 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/