Lei Geral é aprovada e valerá a partir de julho

A Lei Geral das Micro e Pequena Empresa entrará em vigor no dia 1º de julho de 2007. A decisão foi tomada em uma reunião do ministro da Fazenda, Guido Mantega, com os líderes partidários do Senado Federal, que aprovou o projeto. Como o texto do chamado Super Simples foi alterado devido à nova data, a lei terá de voltar para a Câmara dos Deputados.
O projeto foi aprovado por unanimidade pelos 55 senadores presentes. Eram necessários 41 votos favoráveis, por se tratar de um projeto de lei complementar.
O acordo costurado por Mantega levou em consideração as dificuldades técnicas que impediriam a implantação das mudanças no dia 1º de janeiro, como previa o texto original da lei. “É uma legislação que abrange tributos de estados, municípios e da federação. Temos de fazer uma unificação, criar um sistema e aprovar nas assembléias legislativas. É um sistema complexo que demanda alguns meses para poder ser implantado”, explicou Mantega.
De acordo com o ministro, a renúncia fiscal do governo será de R$ 5,4 bilhões por ano e a expectativa é de formalização de um milhão de micro e pequenas empresas devido às novas regras. “Essa lei é muito importante porque vai desonerar a micro e pequena empresa, vai implicar uma redução importante de custos tributários e vai desburocratizar o setor”, destaca Mantega. Ele afirmou que a expectativa é de aprovação das alterações na Câmara em duas semanas.
Caso a Casa não aprecie o projeto ainda esse ano, o Super Simples só entraria em vigor em 2008. “Não há nenhum risco de ir para 2008, somente se houver alguma rebelião dos parlamentares, o que não irá acontecer”, garante a líder do PT no Senado, Ideli Salvati.
Para tentar cumprir esse prazo, o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) acompanhou as discussões no Senado. Ele relatou a Lei Geral na Câmara e se comprometeu a apresentar o projeto da forma como virá do Senado.
“Acredito que votaremos dentro do prazo de duas semanas. Da primeira vez fizemos um esforço para limpar a pauta e votamos 20 Medidas Provisórias no mesmo dia, o que mostra o comprometimento da Casa com essa questão”, destacou Hauly.
Para ele, o Super Simples é o projeto mais importante aprovado no Congresso nos últimos 20 anos. De acordo com Hauly, apesar da renúncia fiscal inicial, a arrecadação deve subir devido ao grande estímulo à formalização. “Pelos cálculos mais conservadores, o governo recuperaria essa renúncia em 12 meses e ainda teria uma arrecadação extra de R$ 5 bilhões nesse período”.
Câmara
A Câmara também teve um dia agitado no plenário. Os deputados aprovaram a MP 315, conhecida como pacote cambial, que permite às empresas manter em outros países até 30% das receitas obtidas com exportação. Foi iniciada ainda discussão da MP mais polêmica entre as nove que travavam a pauta: a que trata de alterações na Previdência e do reajuste de aposentados e pensionistas.
A base aliada entrou em acordo sobre um dos temas que dividia os parlamentares, a inversão do ônus da prova para a comprovação de acidente de trabalho. A proposta havia sido suprimida pelo relator, o deputado e presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto. Após muitas negociações chegou-se a um meio-termo. A partir de agora o trabalhador não terá mais de provar que sua doença é relacionada a acidente de trabalho. No entanto, se a empresa recorrer será impetrado um efeito suspensivo da questão até que o Conselho Nacional da Previdência Social julgue o caso. Apesar do consenso alcançado no governo, a expectativa era grande porque a oposição desejava disputar no plenário por um aumento de 16,67% para os aposentados, ante os 5,01% oferecidos pelo governo. Até o fechamento dessa edição, a Câmara não havia iniciado a votação.

Fonte: DCI

Data da Notícia: 09/11/2006 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet