Ex-parlamentar pede fim de descontos de INSS e imposto de renda em sua aposentadoria

O ex-deputado federal Eugênio Vieira impetrou Mandado de Segurança (MS 26544) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra ato do presidente da Câmara dos Deputados. O motivo seria a retenção na fonte de imposto de renda e de contribuição previdenciária sobre os subsídios recebidos a título de aposentadoria por Eugênio, que a presidência daquela casa parlamentar promoveu e continua promovendo.

Consta nos autos que o ex-deputado teve seu mandado cassado e perdeu seus direitos políticos em 1969. Em 2004, a portaria 2550/04, do Ministério da Justiça, declarou sua anistia. A seguir, no ano de 2006, obteve aposentadoria pela Câmara dos Deputados. Nesta ocasião, foram atribuídos proventos proporcionais de 39%, com dedução da contribuição previdenciária e de imposto de renda retido na fonte. O ex-deputado requereu administrativamente a revisão, que foi negada pela Câmara.

Para sua defesa, a Lei 10.559/02 estabelece que os valores pagos por anistia não podem ser objeto de contribuição ao INSS, e que os valores pagos a título de indenização a anistiados políticos são isentos de imposto de renda. Esse dispositivo, prossegue o advogado, foi regulamentado pelo Decreto 4.897/03, que estendeu essa isenção às aposentadorias, pensões ou proventos de qualquer natureza, pagos aos já anistiados políticos civis ou militares.

Assim, alegando ser direito líquido e certo do ex-parlamentar a isenção da contribuição previdenciária e do imposto de renda, pede que seja concedida liminar determinando o fim do desconto em seus proventos. E, no mérito, que se conceda em definitivo a segurança para confirmar a medida cautelar, determinando-se ainda a restituição dos valores retidos indevidamente.

A relatora do MS é a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha.

Fonte: STF

Data da Notícia: 12/04/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet