Empresas prevêem restituição bilionária graças a prazo maior

As empresas já estão agindo para reaver impostos com a recente decisão da instância máxima do STJ

As empresas já estão agindo para reaver impostos, que somam valores bilionários, com a recente decisão da instância máxima do Superior Tribunal de Justiça (STJ), de que o prazo para restituição ou a compensação de tributos continua sendo de dez anos para todos os fatos ocorridos até junho de 2005.

Segundo o advogado Wilson Faria, do W Faria Advocacia, a volta do prazo de prescrição de 10 anos deve causar uma onda de novas ações e até ressuscitar teses já decididas pela Justiça, mas que se baseavam no prazo prescricional de cinco anos.

Entre as teses que poderão ser resgatadas está a inconstitucionalidade da expansão da base de cálculo do PIS e Cofins, as contribuições para o FGTS instituídas pela Lei Complementar n° 110 e até mesmo a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e Cofins. Em todos esses casos, o crédito a compensar agora tem prazo dobrado. O que tinha retroatividade de cinco anos passa a prescrever apenas em dez anos.

De acordo com Faria, o seu escritório já foi consultado por cinco grandes empresas desde a semana passada, quando a decisão do Superior Tribunal de Justiça foi publicada no Diário Oficial, e deve entrar com ação na Justiça Federal para uma delas até a semana que vem.

Base de cálculo

Muitas empresas devem se animar em reaver os tributos pagos na época em que houve a expansão da base de cálculo de PIS e Cofins para 10 anos de prescrição, segundo o advogado. Isso porque a Lei n° 9.718 de 1998, que previa a expansão da base de cálculo sobre a totalidade das receitas, foi declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Como ela vigorou de fevereiro de 1999 até final de 2002 no caso do PIS e até o final de 2003 para a Cofins, quando novas leis foram editadas sobre o tema, com a prescrição de 10 anos as empresas poderão reaver todo o tributo pago a mais no período.

Enquanto estava subentendido que a cobrança prescreveria em cinco anos, seriam aproveitáveis apenas seis meses de PIS e um ano e meio de Cofins, segundo o advogado, o que muitas vezes não valia a pena para a empresa entrar com a ação.

” A tese já estava sendo considerada morta para os que não entraram, considerando o prazo prescricional de cinco anos. Mas com a recente decisão do STJ, agora é possível recuperar quatro anos de PIS e cinco anos de Cofins”, afirma.

O STF decidiu em fevereiro de 1999 que a expansão da base de cálculo é inconstitucional ao derrubar os dispositivos da Lei n° 9.718. Com isso, voltou a valer que a base de cálculo de PIS e Cofins incidiria sobre a receita de venda de bens e prestação de serviços.

Para reaver os tributos neste caso, o advogado recomenda que a empresa entre com um mandado de segurança na Justiça Federal: “A vantagem de entrar com mandado de segurança é que se a tese não for vitoriosa, a empresa não terá de pagar honorários advocatícios da parte contrária, o que dá ainda mais segurança para entrar com o processo”.

Prazo dobrado

Outro direito das empresas que poderá ser cobrado pelo dobro do prazo é a exclusão do ICMS das bases do PIS e da Cofins. “Esses créditos podem ser recuperados com segurança não mais em relação aos últimos cinco anos, mas em relação aos últimos 10 anos” segundo o advogado. Isso porque a maioria dos ministros do Supremo [seis deles], já votaram favoravelmente aos contribuintes pela exclusão do ICMS da base de cálculo.

Além do prazo estendido, os valores deverão ser atualizados pela taxa básica de juros Selic relativa a épocas de altas taxas de juros”. Com a atualização, o advogado diz que o valor nominal recebido pode ser mais do que o dobro pago na época.

Outro caso que poderá usar o prazo de prescrição para dez anos é o das contribuições para o FGTS instituídas pela Lei Complementar n° 110 de 2001. Existe uma liminar do Supremo que reconhece como inconstitucional o pagamento adicional no período compreendido entre outubro e dezembro de 2001. Com a prescrição estendida, esse valor ainda pode ser restituído por créditos. “Essa é mais uma tese que estava morta com a prescrição em cinco anos, mas que pode ser ressuscitada agora”, diz o advogado da área tributária Wilson Faria.

As empresas já estão agindo para reaver impostos que somam valores bilionários, com a decisão da instância máxima do Superior Tribunal de Justiça de que o prazo para restituição de tributos deve ser de 10 anos, ou seja, o dobro do que se tentava estabelecer.

Com a expansão da base de cálculo de PIS e Cofins (as “contribuições sociais”), as empresas poderão reaver os tributos pagos a mais no período em que a extensão do prazo foi considerada inconstitucional. No caso do PIS, esse prazo vai de fevereiro de 1999 ao final de 2002 e, na Cofins, até o fim de 2003. “É possível recuperar quatro anos de PIS e cinco de Cofins”, lembra o advogado Wilson Faria, do WFaria Advogados.

Outra mudança prevista é a exclusão do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do cálculo de PIS e Cofins. A maioria (seis de um total de 11) dos ministros do Supremo Tribunal Federal já votou a favor da retirada do imposto.

Além disso, a extensão do prazo pode ser usada na contestação do pagamento adicional do Fundo de Garantia pelas empresas. Há uma liminar no STF que considera inconstitucional esse pagamento extra. Com o prazo estendido, o valor pode ser restituído por créditos.

Além do prazo estendido, os valores a serem restituídos serão elevados com a atualização pela taxa básica de juros Selic. Pelos cálculos de Wilson Faria, o valor nominal recebido pode ser mais que o dobro do que foi pago na época pelas empresas.

Fonte: DCI

Data da Notícia: 25/07/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet