Curitiba: Site da Prefeitura oferece cadastro para o Supersimples

A Prefeitura de Curitiba oferece por meio de sua página na internet (www.curitiba.pr.gov.br) o recadastramento para as 88 mil empresas que já participavam do Simples federal e que podem migrar para o Supersimples (sistema único de arrecadação tributária para micro empresas e empresas de pequeno porte). Dia 31 de julho é o prazo final para o recadastramento, estabelecido pelo Governo Federal. Após essa data, haverá uma segunda fase, correspondente à adesão de novas empresas no regime de favorecimento da Receita Federal.

O recadastramento está disponível no ícone “Simples Nacional”, que está ao lado esquerdo do site. O contribuinte poderá conferir a situação cadastral da empresa, pedir o parcelamento dos débitos (se houver) e consultar as razões de indeferimento, caso a adesão seja recusada. O cidadão poderá ainda, ter acesso às informações sobre pendências impeditivas do enquadramento e fornecer informações para soluções dos problemas.

O tira-dúvidas mostra as perguntas feitas com mais freqüência, e suas respectivas respostas, cuja atualização é constante. Há ainda a funcionalidade do parcelamento. O contribuinte toma conhecimento da dívida pelo sistema e, por meio dele, pode programar a forma de pagamento em até 120 meses. No sistema ele preenche o Termo de Parcelamento e faz a emissão do DAM (Documento de Arrecadação Municipal).

Os serviços do site da Prefeitura seguem as diretrizes do programa de governo eletrônico municipal, que são desenvolvidas e gerenciadas pela Secretaria Municipal da Administração por meio da Assessoria Técnica de Informação (ATI) em parceria com o Instituto Curitiba de Informática (ICI). “Curitiba é uma referência em governo eletrônico, o que torna a administração pública ágil e transparente. Estamos sempre avançando em busca de excelência em sistemas administrativos para esta gestão”, destaca José Richa Filho, secretário municipal da Administração. “A agilidade e a economia oferecidas ao contribuinte por meio dos serviços gratuitos através da internet fortalecem esses avanços garantindo a cidadania e maior transparência nos serviços e acesso à informação”, afirma.

O assessor técnico de informações da Secretaria da Administração, Luiz Fernando Ortolani, diz que a administração municipal está atenta às necessidades das empresas e disponibilizou os serviços de informação através da internet que podem trazer benefícios fiscais para os prestadores de serviços de Curitiba tornando-os mais competitivos, além de simplificar todas as interações necessárias com a Prefeitura de Curitiba. “A maioria das dúvidas dos empresários pode ser solucionada com os serviços disponíveis na internet, evitando deslocamentos aos balcões de atendimento da Prefeitura e proporcionando economia de tempo e custos aos empresários”, afirma Ortolani.

Gestão Tributária – O serviço de recadastramento do Simples Nacional foi desenvolvido pelo Instituto Curitiba de Informática (ICI), com um módulo no sistema de Gestão Tributária Municipal (GTM) que disponibiliza informações e serviços relativos ao Simples Nacional.

Joaquim Vander Carrazedo, supervisor da equipe do Sistema de Gestão Tributária Municipal (GTM), que desenvolveu o módulo do Simples, considera o resultado da implementação muito bom. “Poucos municípios conseguiram dar essa resposta ao contribuinte”, afirma.

O Simples utiliza a base do GTM, integrando as informações disponíveis sobre as empresas e Dívida Ativa. “Esse serviço é um facilitador, pois permite ver a situação da empresa e resolver os problemas de débito, tudo pela internet”, explica Carrazedo.

Supersimples – O ingresso no regime do Supersimples é opcional. Os contribuintes que já estão inscritos no Simples federal serão migrados automaticamente para o Supersimples, desde que a empresa tenha alvará ativo e dados cadastrais atualizados na Prefeitura, além de estar em dia com todos os pagamentos de ISS. O contribuinte que não quiser migrar para o Simples nacional tem que fazer essa opção no site da receita federal (www.receita.fazenda.gov.br) até o dia 31. Quem perder o prazo terá que esperar o fim do exercício fiscal, e somente poderá fazer o pedido em janeiro.

No dia 1º de julho entrou em vigor em todo o Brasil, o Supersimples – sistema único de arrecadação tributária para micro e pequenas empresas, que reúne oito tributos federais, estaduais e municipais numa única guia de pagamento, com alíquota unificada conforme a atividade da empresa e o faturamento. O Supersimples englobará o Simples Federal, criado em 1996, que unificou a cobrança do Imposto de Renda (IR), do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), da Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS), da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), e da contribuição patronal para o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). A novidade é a inclusão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é estadual, e do Imposto sobre Serviços (ISS), de competência municipal.

Para facilitar a vida do contribuinte, o parcelamento pode ser feito pela internet, no site da prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br), no prédio central da Prefeitura – av. Cândido de Abreu, 817, 1º andar, Centro Cívico – ou nos núcleos da Secretaria Municipal de Finanças nas Ruas da Cidadania.

Fonte: Município de Curitiba

Data da Notícia: 11/07/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet