Cofins: STJ julgará agravo da OAB-RJ na terça-feira

A ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça, acolhendo pedido da OAB do Rio de Janeiro, decidiu colocar o recurso especial nº 805.288 na pauta de julgamento da próxima terça-feira (26). Nesse julgamento será decidido qual o Tribunal – STJ ou Supremo Tribunal Federal – apreciará a questão sobre a isenção ou não do pagamento da Cofins pelas sociedades profissionais prestadoras de serviços, como as de advogados.

Em março deste ano, a ministra determinou a remessa dos autos para o STF sob o argumento de que a questão é constitucional. A OAB-RJ pediu a reconsideração da decisão, sob o fundamento de que há nos autos questão infraconstitucional autônoma. Para a Seccional, a norma que isentou as sociedades de advogados de pagarem a Cofins é especial e, portanto, não pode ser revogada por norma geral posterior, na qual a Fazenda Nacional – que interpôs recursos contra a suspensão do pagamento da Cofins – baseia sua pretensão de cobrança do tributo.

Entenda a questão

1. Resumo do caso Cofins
A OAB-RJ impetrou mandado de segurança, com pedido de medida liminar, para isentar as sociedades de advogados estabelecidas no Estado do Rio de Janeiro de pagarem a Cofins.

Em 19/12/2003, foi deferida medida liminar para suspender o pagamento da Cofins pelas sociedades de advogados.

Em 09/05/2003, a medida liminar foi confirmar por sentença, que isentou as sociedades de advogados de pagarem a Cofins e autorizou compensação dos valores da contribuição com qualquer tributo federal.

A sentença foi confirmada pelo TRF da 2ª Região.

Contra o acórdão do TRF da 2ª Região, a Fazenda Nacional interpôs recurso especial e recurso extraordinário.

Em 26/03/2007, a relatora do recurso especial, Ministra Eliana Calmon, sob o argumento de a questão é constitucional, determinou a remessa dos autos para o Supremo Tribunal Federal julgar o recurso extraordinário.

A OAB-RJ pediu a reconsideração da decisão, sob o fundamento de que há nos autos questão infraconstitucional autônoma, que deve ser apreciada pelo STJ. Segundo a OAB-RJ, a norma que isentou as sociedades de advogados de pagarem a Cofins é especial e não pode ser revogada por norma geral posterior, na qual a Fazenda Nacional baseia sua pretensão de cobrança do tributo.

Nesta semana, a ministra Eliana Calmon, acolhendo o pedido da OAB-RJ, pôs o recurso especial nº 805.288 na pauta de julgamento do próximo dia 26/06, terça-feira.

Caso seja negado provimento ao recurso especial, os autos devem ser remetidos para o Supremo Tribunal Federal, que tende, no julgamento do recurso extraordinário da Fazenda Nacional, revogar a isenção do pagamento da Cofins pelas sociedades de advogados.

2. Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre a Cofins
A controvérsia sobre a Cofins foi apreciada pelo Superior Tribunal de Justiça, que editou a Súmula 276, isentando as sociedades de advogados de pagarem a taxa.

No entanto, recentemente, a questão chegou ao Supremo Tribunal Federal, que, num primeiro julgamento, ainda inconcluso, manifestou-se de forma contrária à isenção da Cofins.

Especialistas dizem a tendência do Supremo é determinar que as sociedades de advogados paguem a COFINS.

3. Recolhimento em caso de perda
Se prevalecer no Supremo o entendimento contrário à isenção da Cofins e não houver alguma solução política por parte do Executivo, todas as sociedades de advogados deverão recolher os valores devidos, corrigidos pela taxa SELIC.

São duas situações:

1) As sociedades de advogados, que recorreram à Justiça individualmente e obtiveram decisão autorizando o não-pagamento da Cofins, estarão livres de multa, desde que recolham o tributo no prazo de 30 (trinta) dias a partir da data da revogação da decisão. Caso contrário, sofrerão multa de até 20% (vinte por cento).

2) As sociedades de advogados, representadas na ação da OAB-RJ, foram favorecidas até agora por decisão judicial e, por isso, também, podem se livrar da multa, pagando os valores devidos em 30 (trinta) dias a partir da data da revogação da decisão. Caso contrário, também sofrerão multa de até 20% (vinte por cento). Consideram-se representadas pela OAB-RJ no mandado de segurança coletivo todas as sociedades de advogados que não propuseram ação individual ou não pagaram a Cofins.

As sociedades de advogados que depositaram os valores em juízo terão seus depósitos convertidos em renda da União.

Em qualquer caso, há a possibilidade de parcelamento do débito em até 60 (sessenta) vezes. Nesse caso, a dívida será acrescida de 20% (vinte por cento) de juros de mora, além da incidência da taxa SELIC.

Fonte: Conselho Federal

Data da Notícia: 25/06/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet