Casa Civil recebe em breve projetos de execução fiscal

Os dois projetos que alteram a execução fiscal administrativa, em elaboração pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), podem seguir para a Casa Civil para o início de sua tramitação ainda nesta semana – e com mudanças na redação original. Os dois principais pontos em discussão são a polêmica regra que autoriza a penhora sem autorização judicial, que deverá ser flexibilizada, e a inclusão de uma regra anti-elisão fiscal para lidar com planejamentos tributários considerados nocivos ao fisco.
Segundo o procurador-geral da Fazenda Nacional, Luis Inácio Adams, está sendo debatida a possibilidade de introduzir na Lei Geral de Transação – que prevê a possibilidade de negociação extrajudicial entre fisco e contribuintes – uma regra que trate de procedimentos anti-elisão. A hipótese em estudo é determinar que os contribuintes submetam à aprovação da Receita Federal as operações de planejamento tributário: caso a Receita não se pronuncie depois de um determinado prazo, a operação é automaticamente considerada legítima; se não for aprovada, inicia-se a discussão entre contribuinte e Fazenda.

No caso da penhora administrativa, a proposta inicial previa que a penhora de faturamento precisaria de autorização judicial, mas a penhora de bens físicos – móveis ou imóveis – e a penhora on line de contas bancárias poderiam ser feitas administrativamente. O plano agora é instituir a necessidade de autorização judicial para a penhora on line e de faturamento, mas manter o bloqueio administrativo para os demais bens. De acordo com Adams, a penhora de faturamento e de contas bancárias de fato é perigosa para a contabilidade das empresas – assim, parece razoável que tenha autorização judicial. Já no caso da penhora de bens móveis ou imóveis, o prejuízo para o contribuinte é mínimo, já que, até a alienação do bem, a empresa pode continuar utilizando-o. Os textos dos dois projetos de nova execução fiscal administrativa estão recebendo as últimas contribuições nesta semana em um seminário que termina hoje na Escola de Administração Fazendária. (FT)

Fonte: Valor Online

Data da Notícia: 13/06/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet