A escalada da carga tributária

Os dados divulgados pela Receita Federal são realmente assustadores

No mesmo dia em que se revelava que a carga tributária passou de 31,86% do PIB, em 2002, para 34,23%, em 2006, o ministro da Fazenda, Guido Mantega – diante da pergunta do jornalista do Estado sobre se o governo cogitava medidas de ajuste fiscal para prevenir os efeitos da crise financeira internacional -, respondeu que uma retração do gasto público e do investimento levaria a uma desaceleração da atividade econômica e comentou que isso seria “justamente o que não se deve fazer”.

Trata-se de um raciocínio desenvolvimentista primário que não leva em conta que reduzir a carga tributária tem o efeito não só de aumentar a capacidade de investimentos do setor privado, mas também a demanda interna e a competitividade dos exportadores brasileiros no mercado internacional. Mas parece que o ministro da Fazenda quer preservar a triste tendência de os impostos sobre produtos participarem com 16,2% na formação do PIB, parecendo ignorar que um alívio da carga tributária permitiria um aumento da arrecadação desses tributos.

Os dados divulgados pela Receita Federal são realmente assustadores: para um aumento da carga tributária de 2,37 pontos porcentuais (p.p.), o governo federal contribuiu com 1,67 p.p.; os governos estaduais, com 0,62 p.p.; e os governos municipais, com 0,08 p.p. Isso sinaliza uma concentração crescente de poderes (mas não de realizações) no governo federal.

O orçamento da Seguridade Social, que em 2002 representava 11,8% do PIB, elevou essa participação para 13,37% em 2006, sabendo-se que, sem uma corajosa reforma da Previdência, essa participação vai chegar a um ponto insuportável.

No mesmo dia em que a Receita Federal divulgava os dados sobre a carga tributária, também tornava pública a arrecadação do governo federal em julho, que, em valor nominal, cresceu 13,91% nos sete primeiros meses do ano. Admitindo que esse crescimento se mantenha até o final do ano em todas as unidades da Federação e que o PIB cresça 5% neste ano, em 2007 a carga tributária chegará a 37,1% do PIB. O sistema tributário brasileiro leva a receita a crescer duas vezes mais de que o PIB, o que tem um efeito insuportável para a economia.

Nenhuma reforma tributária pode prescindir de impor um limite ao aumento da carga tributária e de eliminar impostos ou contribuições antieconômicos, como a CPMF, que em 2006 representou 1,38% do PIB.

Fonte: O Estado de São Paulo

Data da Notícia: 23/08/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet