União é a ré em mais da metade das ações do STJ

Um levantamento efetuado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) demonstra que a União está presente como ré em 50,53% dos processos que chegaram à corte nos últimos 15 anos. Desde a criação do STJ, em 1992, foram contabilizadas 202.676 ações contra a União. De acordo com a pesquisa, a União é a campeã no ranking das 20 partes mais processadas no tribunal. Os recursos mais comuns, conforme a seção de sistema processantes do STJ, discutem planos econômicos, correções salariais de servidores e indenizações.

Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, o fato de a União ser parte na maioria dos processos não é novidade. Segundo ele, isso ocorre porque os órgãos públicos recorrem reiteradamente mesmo que a tese defendida não seja aceita nos tribunais superiores.

Busato defende a adoção da chamada súmula impeditiva, presente em um dos destaques da reforma do Judiciário. Esse instrumento evitaria que as entidades públicas recorressem quando, no processo, o juiz aplicasse uma súmula de algum tribunal superior. “A súmula do tribunal poderia ser adotada ou não pelo juiz, mas se o magistrado aplicasse a súmula, aí não caberia recurso da União”, diz.

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou, por meio de sua assessoria, que o assunto preocupa. Conforme a assessoria, a AGU vem adotando medidas preventivas para evitar litígios, como as súmulas administrativas para questões já pacificadas nos tribunais, a fim de evitar recursos para esses temas. No mês passado, a AGU editou uma súmula e aguarda a manifestação de alguns ministérios para consolidar novos enunciados.

O levantamento do STJ também aponta as empresas ou instituições que mais ajuizaram ações. Pela pesquisa, a Caixa Econômica Federal está na primeira posição com 346.799 ações, desde a criação do STJ, o que representa 45,55% dos 761.273 processos que chegaram à corte. O tema mais comum desses processos é o expurgo do FGTS.

Fonte: STJ

Data da Notícia: 10/08/2004 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet