Tributaristas defendem FIDCs sem o imposto antecipado

Tributaristas ouvidos pelo Valor defendem que os FIDCs, assim como todo fundo de investimento fechado de longo prazo, não estão sujeitos ao come-cotas. E, caso a Receita Federal mantenha o entendimento de que há a cobrança antecipada de Imposto de Renda (IR), isso só poderia acontecer com a expressa revogação de uma norma que, segundo advogados, livra esses fundos do come-cotas.

Eles lembram ainda que a resposta à consulta vale formalmente apenas para o próprio contribuinte que a formulou. “A questão é que, na prática, essa manifestação sinaliza o entendimento de aos menos uma parte da Receita”, diz o advogado Paulo Vaz, do escritório Levy & Salomão.

O tributarista explica que o mercado sempre se apoiou na Instrução Normativa 25/2001. “Essa norma regula a cobrança de IR nos fundos e prevê a incidência do imposto somente quando há liquidação ou amortização.” A resposta da Receita à consulta tem como base uma instrução normativa mais recente – a 487/2004, que regulou a incidência do come-cotas semestral. “O problema é que quando essa instrução fez isso, não houve discriminação entre fundos abertos ou fechados, eles foram tratados como se fossem uma coisa só.”

O mercado, diz Vaz, sempre interpretou isso como uma “falha técnica” e os fundos fechados de longo prazo continuaram sem come-cotas, já que não há lógica na tributação antecipada de IR na fonte quando não há disponibilidade de renda, seja econômica ou jurídica.

“A Instrução 25/2001 nunca foi revogada porque a instituição do come-cotas semestral apenas alterou os dispositivos que tratavam das alíquotas e da periodicidade do IR antecipado”, diz Andréa Bazzo, do Mattos Filho. Ela defende que uma cobrança da Receita somente poderia acontecer com a revogação expressa da instrução de 2001. Para os advogados, o que torna a discussão mais frágil para o contribuinte é a falta de um dispositivo com força de lei que livre expressamente esses fundos do imposto antecipado. “A Instrução 25/2001 não tem uma lei como base, mas segue uma lógica em razão da natureza dos fundos e se harmoniza com as demais regras do sistema tributário”, diz Vaz.

Os advogados José Otavio Haddad e Alexandre Seguim, do escritório Barbosa, Müssnich & Aragão acreditam que a resposta da Receita acendeu uma luz entre “verde e amarelo”. Para eles, a manifestação não é motivo de alarde. “Só temos a resposta da Receita, a pergunta não é publicada e a manifestação pode estar correta dependendo de qual foi a questão.” (MW)

Fonte: Valor Online

Data da Notícia: 28/08/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet