TRF4 confirma imunidade tributária do Grupo Hospitalar Conceição

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) confirmou, no final de junho, que o Grupo Hospitalar Conceição, composto pelos hospitais Nossa Senhora da Conceição, Cristo Redentor e Fêmina, todos em Porto Alegre, tem imunidade às contribuições previdenciárias patronais, incluindo o SAT. A decisão também confirmou que o grupo tem o direito de usufruir do benefício fiscal de isenção das contribuições devidas a terceiros (Incra, Salário-Educação, Sebrae-Apex-ABDI, SESC e SENAC).

A União alegava que a entidade de saúde não fazia jus à imunidade por não ser entidade beneficente de assistência social, mas sociedade de economia mista. Segundo o relator do processo, desembargador federal Amaury Chaves de Athayde, “os requisitos formais para a obtenção do benefício tributário devem ser afastados pelo postulado da razoabilidade, uma vez que se trata de pessoa jurídica eminentemente beneficente e de utilidade pública”.

Athayde destacou que os hospitais integrantes do referido grupo econômico foram desapropriados em razão da utilidade pública dos serviços prestados, que são inteiramente gratuitos e vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). “A União detém 99,99% do capital social das impetrantes, sendo que os 0,01% restantes são divididos em 6 ações, as quais são cedidas para cada um dos seis conselheiros integrantes do Conselho de Administração em caráter precário e gratuito, com a finalidade específica de garantia de gestão e pelo tempo restrito do respectivo mandato. O grupo não aufere propriamente uma renda das atividades desempenhadas, no sentido contábil ou fiscal, uma vez que presta gratuitamente a assistência à saúde pelo SUS”, concluiu.

Quanto à isenção das contribuições a terceiros, o desembargador ressaltou que, embora não se constituam em contribuições à seguridade social, a Lei 11.457/07, que dispõe sobre a administração tributária federal, criou hipótese de isenção para aqueles que recebem a imunidade das contribuições previdenciárias.


5033909-19.2012.4.04.7100/TRF

Fonte: TRF4

Data da Notícia: 10/07/2017 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

509 Bandwidth Limit Exceeded

Bandwidth Limit Exceeded

The server is temporarily unable to service your request due to the site owner reaching his/her bandwidth limit. Please try again later.