Supremo recebe ação sobre repasse de ICMS ao município de Visconde do Rio Branco (MG)

O município mineiro de Visconde do Rio Branco ajuizou, no Supremo Tribunal Federal (STF), Ação Cautelar (AC 457), com pedido liminar, para dar efeito suspensivo a Recurso Extraordinário que discute o repasse, ao município, de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). No caso, sobre o fornecimento de energia elétrica para a iluminação pública.

Consta na ação que a iluminação pública é prestada ao município por meio da Cia. Força e Luz Cataguase Leopoldina, empresa distribuidora de energia elétrica. De acordo com o município, caberia ao Estado fornecer a iluminação. Isso porque o serviço é público, mas, por uma série de motivos, sua prestação é repassada para particulares por meio de concessões, permissões ou autorizações.

A defesa de Visconde do Rio Branco sustenta que o município assume, atualmente, uma posição de contribuinte quando adquire energia elétrica, pois a empresa recolhe o ICMS nas contas de luz e o repassa para o Estado de Minas Gerais. “O valor devido a título de ICMS vem discriminado na fatura mensal”, alega. Desse modo, o repasse do imposto para Minas Gerais estaria onerando os cofres públicos do município em razão da falta de receitas e do excesso de despesas.

Para o município, o repasse do ICMS no preço final das contas conta de energia elétrica que paga afronta grosseiramente o princípio da imunidade recíproca (o artigo 150, inciso VI, “a” da Constituição Federal). O município afirma que, no caso, a atividade prestada pela Cia. Distribuidora de energia elétrica é um serviço público “específico e indivisível, sendo essencial reconhecer que a empresa atua como uma extensão da Administração Pública”.

Fonte: STF

Data da Notícia: 04/10/2004 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

dafabet

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet

dafabet

crazy time A

crazy time A

betvisa casino

Rummy Satta

Rummy Joy

Rummy Mate

Rummy Modern

Rummy Ola

Rummy East

Holy Rummy

Rummy Deity

Rummy Tour

Rummy Wealth

yono rummy

dafabet