Sefaz desmonta esquema de sonegação fiscal

A Gerência de Controle de Mercadorias em Trânsito (Gtran) da Secretaria da Fazenda (Sefaz) desmontou, nesta sexta-feira (16), um esquema de sonegação fiscal realizado por uma empresa que comercializa peixe no estado do Piauí. A mercadoria foi interceptada no posto fiscal dos Noivos, na saída da cidade de Teresina.

A referida empresa usava nome de uma empresa “laranja” para fugir da tributação. A descoberta aconteceu após o levantamento de informações contidas no Sistema de Trânsito (Sitran), módulo do Sistema Integrado da Administração Tributária ( Siat), que possibilita uma maior troca de dados sobre o cadastro dos contribuintes.

Segundo Francisco Soares, membro da equipe de Inteligência Fiscal da Sefaz, que detectou a sonegação, a mercadoria era oriunda do estado da Bahia. “Percebemos que havia superfaturamento nos valores das notas fiscais e que era usado o nome de uma empresa da cidade de Parnaíba, que não mais comercializava a mercadoria”, afirmou Francisco Soares.

Feita a conferência física no posto fiscal da Tabuleta, em Teresina, a mercadoria foi avaliada em R$ 38 mil. Foram cobrados R$ 12,4 mil de multa e impostos. Segundo Francisco Edson, gerente de Controle de Mercadorias em Trânsito, cada vez mais a sonegação fiscal no estado do Piauí.está sendo inibida.

“Servidores dos postos fiscais sempre tiveram a preocupação de analisar os dados dos contribuintes e cruzar informações dos diversos programas usados nos postos, objetivando a descoberta de sonegação fiscal”, afirmou Francisco Edson.

Fonte: SEFAZ PI

Data da Notícia: 19/05/2008 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

Depo 25 Bonus 25

Depo 25 Bonus 25