Reforma tributária pode alterar CPMF

Em reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) para discutir a reforma tributária, o governo acenou com a possibilidade de transformar a CPMF em um tributo meramente fiscalizatório. Atualmente, a alíquota é de 0,38%. Não se falou, no entanto, de reduzir esse percentual.

– A proposta de reforma tributária pode sinalizar para uma mudança da CPMF, transformando-a num tributo fiscalizatório – afirmou o ex-governador do Rio Grande do Sul Germano Rigotto, que participou da reunião, a portas fechadas.

De acordo com Rigotto, a primeira preocupação do Palácio do Planalto é aprovar, no Congresso, a prorrogação da CPMF até 2011. Isso deve ser feito neste ano. Porém, conforme adiantou o ex-governador, nada impede que durante a discussão da reforma tributária, cuja proposta deverá ser enviada ao Congresso no segundo semestre, os parlamentares revejam esse prazo e até mesmo a alíquota. Para o Conselho, é necessário haver uma sinalização, por parte do governo, de que haverá uma redução da CPMF. Na Câmara e no Senado há propostas em tramitação para reduzir a alíquota da CPMF já a partir do ano que vem, o que o governo não aceita.

Rigotto disse, ainda, que o governo também acenou que está disposto a mexer nas contribuições sociais – Cofins, PIS, Cide -, mas não deu detalhes do que seria feito. Uma das sugestões em estudo é unir a contribuição sobre o lucro ao Imposto de Renda.

Rigotto afirmou que a proposta do governo para a reforma tributária prevê a criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) em nível federal, e o IVA estadual, com uma faixa de cinco alíquotas, embora, dentro dessa margem, possa haver sublimites para alguns produtos.

O Planalto também fechou questão sobre a cobrança do IVA – será no destino das mercadorias, e não na origem. A intenção do governo é pôr um freio à guerra fiscal entre estados. Para compensar os entes que se sentirem prejudicados, estuda-se a possibilidade de criação de incentivo fiscal para alavancar o desenvolvimento de regiões menos favorecidas.

Fonte: Gazeta do Povo - Curitiba

Data da Notícia: 14/06/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet