Receita do Brasil: problemas e soluções

A nova estrutura da Receita dará tratamento mais adequado ao contribuinte

No dia dois de maio de 2007 começou a funcionar a Receita Federal do Brasil , fruto da união da Secretaria da Receita Federal com a Secretaria da Receita Previdenciária . Este novo órgão passa a ser um instrumento que, ao mesmo tempo, fortalece a administração tributária e cria condições para a sua simplificação, um dos maiores pedidos da sociedade brasileira. A Receita Federal do Brasil começa a funcionar com cerca de trinta mil servidores, sendo que desde total cerca de sete mil e oitocentos são analistas-tributários (ex-técnicos da Receita Federal ), que serão responsáveis por boa parte do atendimento ao público. Espera-se alguns problemas em sua implantação, mas nada que não possa ser resolvido rapidamente pelos servidores.

Para que a Receita Federal do Brasil dê resultados para o governo e para a sociedade, alguns desafios encontram-se pela frente:

a) o atendimento ao público: embora se trate de serviços com similaridade, existem algumas diferenças que devem ser eqüalizadas, tais como horário de funcionamento e esclarecimento à população quanto ao local onde será efetuado o atendimento. Resolvido isto, o simples fato do contribuinte não ser obrigado a ir a dois lugares para resolver pendências com o Fisco já significará simplificação e diminuição de custos;

b) tecnologia: os bancos de dados da Secretaria da Receita Federal e da Secretaria da Receita Previdenciária são diferentes e administrados por empresas distintas (Serpro e Dataprev). Portanto, será exigido um bom tempo e recursos para promover sua unificação. Num primeiro momento, os sistemas deverão funcionar paralelamente;

c) fiscalização: os setores de fiscalização dos dois órgãos – agora unificados – trabalham com sistemática e cultura divergentes. Some-se a isso o fato das duas entidades que representam os fiscais de cada órgão terem posturas divergentes quanto à fusão, a favor e contra, e tem-se ali o local de conflitos funcionais.

Superados estes desafios iniciais, a Receita Federal do Brasil terá condições de prestar um excelente serviço, com diminuição de custos e aumento de eficiência, com disponibilização de mais recursos para o INSS e diminuição da burocracia para os contribuintes. Para que este sucesso seja alcançado, os analistas-tributários da Receita Federal do Brasil se empenharão, pois acreditam que está se tomando um caminho sem volta rumo a um melhor relacionamento entre o Fisco e o contribuinte, bem como a diminuição de burocracia e da carga tributária.

E já podemos comemorar uma boa notícia para os contribuintes: o Decreto 6.102, de 30 de abril de 2007, que aprovou a nova estrutura regimental do Ministério da Fazenda, criou, dentro da Receita Federal do Brasil , a Coordenação Geral de Interação com o Cidadão , com o objetivo de dar um novo tratamento nas relações entre a administração tributária e os contribuintes.

Paulo Antenor de Oliveira é presidente do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal pa@sindireceita.org.br

Fonte: DCI

Data da Notícia: 09/05/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet