Programa que beneficia cooperativas em dificuldades é regulamentado

O Governo do Estado publicou, nesta segunda-feira (5), no Diário Oficial, a regulamentação do Programa Pró-Cooperação, cujo objetivo é apoiar, mediante concessão de incentivo fiscal, cooperativas do Rio Grande do Sul que apresentem incremento na arrecadação do ICMS. A Lei 14.124 estabelece a criação do programa e, também, do Fundo de Incentivo às Cooperativas Agropecuárias – Fundo Cooperar.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, o Governo do Estado vai abrir mão de 75% do ICMS incremental em favor das cooperativas. O secretário lembra que o Programa Pró-Cooperação é uma das metas anunciadas no Plano Safra RS 2012/2013.

Já o diretor do Departamento de Cooperativismo da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Gervásio Plucinski, explica que a iniciativa promove a intercooperação. “As cooperativas terão um benefício fiscal de 75%, sendo 40% destinados ao Fundo de Aval, que é o fundo que avalizará operações de crédito feito por cooperativas. Assim, as que tiverem um incremento na arrecadação contribuirão para viabilizar o crédito para as que têm maiores dificuldades. Este é o maior mérito do programa”, avalia.

Além dos 40% que serão destinados ao Fundo de Aval, outros 6% irão para projetos de desenvolvimento em Agroecologia. Neste caso, havendo desistência ou não encaminhamento de projetos, os recursos do Fundo Cooperar poderão ser destinados a outra cooperativa agropecuária participante do programa.

Poderão ser beneficiárias as cooperativas de produção agropecuária, agroindustriais, aquícolas e pesqueiras e suas respectivas centrais. Para aderir ao Pró-Cooperação, as cooperativas deverão estar em dia com suas obrigações fiscais e tributárias.

Fundo Cooperar

O Fundo Cooperar será administrado por um comitê gestor e coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Os recursos serão depositados em conta específica do Banrisul. Entre os recursos que compõem o Fundo, estão dotações orçamentárias do Estado, recursos financeiros provenientes da União, dos Estados e dos municípios e de órgãos e de entidades públicas, recebidos diretamente ou por meio de convênios.

Roger da Rosa

Fonte: Portal do Estado do Rio Grande do Sul

Data da Notícia: 06/11/2012 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

509 Bandwidth Limit Exceeded

Bandwidth Limit Exceeded

The server is temporarily unable to service your request due to the site owner reaching his/her bandwidth limit. Please try again later.