Pequeno empresário quer tratamento tributário diferenciado, diz pesquisa do Sebrae

Tratamento tributário diferenciado ficou em primeiro lugar nas medidas mais importantes

Uma das principais reivindicações dos micro e pequenos empresários no Brasil continua sendo um tratamento tributário diferenciado, revela a pesquisa Taxa de Sobrevivência e Mortalidade das Micro e Pequenas Empresas, divulgada hoje (20) pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Na pesquisa, o tratamento tributário diferenciado ficou em primeiro lugar nas respostas sobre quais as medidas de políticas de apoio às micro e pequenas empresas são mais importantes, com 68% de respostas das empresas ativas e 58% das extintas.

A carga tributária, os encargos e os impostos aparecem na pesquisa em segundo lugar no fator que, segundo os empresários, mais contribuiu para o fracasso dos negócios (variação de 18% a 22%), atrás apenas do fator falta de clientes (entre 23% e 29%).

“A carga tributária no Brasil é muito elevada. Mas nós sabemos que houve a diminuição da carga tributária em vários setores como a Lei Geral das Pequenas e Micro Empresas”, disse o presidente do Sebrae Nacional, Paulo Okamotto.

Em segundo lugar entre as medidas de apoio consideradas importantes é destacado o crédito diferencial (juros e prazos), com 63% para as empresas ativas e 58% para as extintas, e em terceiro ficou o treinamento de pessoal, com 39% e 35% respectivamente.

Outras medidas citadas pelos empresários são a desburocratização do registro e baixa da empresa, a disponibilidade de informações de mercado, programas de cooperativismo, acesso a compras governamentais e a criação de um programa para facilitar as exportações.

A pesquisa também mostrou que os pequenos empresários buscam cada vez mais conhecimento na hora de abrir e gerenciar empresas. Se no ano de 2003, cerca de 53% das empresas ativas e 52% das extintas buscaram assessoria, em 2004 esse número subiu para 55% nas ativas e 52% nas extintas. Em 2005, o percentual de busca de auxílio se manteve o mesmo para as empresas ativas, e aumentou para 56% nas extintas.

O contador foi o profissional mais procurado pelos empresários que buscaram auxílio em seus empreendimentos. Nos três anos analisados pela pesquisa, a busca ao contador figurou em 42% das empresas ativas. Nas extintas, a taxa variou entre 35% e 45%.

O Sebrae aparece como segunda entidade mais procurada, com 17% das empresas ativas em 2005, e 19% das extintas.

“Quem faz um bom plano de negócio, conhece o seu mercado, conhece o seu cliente, conhece a necessidade de capital de giro, e portanto essa pessoa se prepara para fazer o seu negócio, mesmo que ele pegue empréstimo bancário, ele tem muito sucesso”, disse Okamotto.

Segundo ele, a taxa das pessoas que o Sebrae atende passou de 4% para 17%, o que mostra que as pessoas estão buscando mais conhecimento antes de abrirem seus negócios.

A pesquisa aponta as taxas de sobrevivência e os principais fatores condicionantes da mortalidade das empresas de pequeno porte em todo o país.

Fonte: Agência Brasil

Data da Notícia: 21/08/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet