Negada suspensão de lei de Esteio que isenta

O Desembargador José Aquino Flôres de Camargo, do Órgão Especial do TJRS, indeferiu o pedido da Prefeita Municipal de Esteio, Sandra Beatriz Silveira, para que fossem suspensos liminarmente os efeitos da Lei local de nº 4.161/06, que isentou do pagamento de IPTU os imóveis atingidos por enchentes. A decisão está sendo divulgada nesta quarta-feira, 16/8.

A Prefeita argumenta na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) que a lei foi originada em projeto proposto no âmbito do Poder Legislativo. Entende que houve interferência na administração pública, com aumento da despesa pública e usurpação da competência privativa da Prefeita, ferindo o princípio constitucional da separação dos poderes.

Observa o Desembargador Aquino que a matéria “já foi alvo de intrincada discussão nesse Órgão Especial”. Entende o julgador que “o próprio STF já se pronunciou sobre o tema, admitindo a possibilidade de o Poder Legislativo editar leis que versem acerca de matéria tributária”.

Considerou ainda o magistrado que “o poder de isentar constitui-se no poder de tributar visto ao contrário” e concluiu que “em juízo sumário de cognição, não verifico a presença de vício formal que reclame a concessão da medida da medida de urgência reclamada”.

A Lei em seu art. 1º prevê que “ficam isentos do pagamento do IPTU os imóveis atingidos por enchentes no Município de Esteio”. O parágrafo 1º limita a isenção ao ano fiscal do exercício em que for atingido o imóvel ou no subseqüente, quando o IPTU já tiver sido pago. O parágrafo 2º define o imóvel atingido como aquele em que houve necessidade temporária ou definitiva de desocupação em função do deslocamento. E o art. 3º afirma que caberá à Prefeitura definir as áreas em que a Lei será aplicada, consultando as Associações de Moradores das áreas atingidas.

Após período de instrução, a ADIn será levada à sessão do Órgão Especial para julgamento final.

Proc. 70016432502

Fonte: TJRS

Data da Notícia: 18/08/2006 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/