Integração de sistema desburocratiza registros de empresas
O registro de uma empresa em 48 horas é uma realidade em Mato Grosso. Segundo o presidente da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso e Registro Público Mercantil, Roberto Peron, a partir desta segunda-feira, 13, empreendedores de todo o Brasil poderão acessar o portal da Junta de sua região e fazer o procedimento.
Este assunto foi o tema da palestra técnica realizada na sede do Conselho Regional de Contabilidade (CRCMT), nesta ultima quarta-feira.
“Pelo sistema Redesim estarão integradas 27 Juntas, de 27 estados, 5.600 municípios e cartórios, além dos diversos órgãos que compõem este processo, desde os de informação até os de regulação e registro”, fala Peron.
De acordo com a explicação de Alexandre Lacerda, da área de Tecnologia da Informação da Jucemat, ao entrar no Portal e acessar o sistema integrador o usuário registrará suas informações, enviará aos órgãos para análise (a exemplo da Prefeitura), receberá as respostas via web, imprimirá a guia de pagamento e depois com o processo pronto poderá se dirigir à Junta Comercial apenas para finalizar a operação.
“Antes este processo demorava até 120 dias. Agora, conforme esclarece o presidente da Jucemat, em cerca de dois dias úteis o usuário fará toda a documentação e registros relativos à Junta Comercial, Receita Federal e Estadual e Prefeitura”, ressalta Peron.
A palestra técnica com o passo a passo de registro de firma será levada para todos os polos de Mato Grosso. A realização desta ação de capacitação dos profissionais de Contabilidade em Mato Grosso é iniciativa do CRCMT, Sincon/MT e Jucemat.