Governo apresenta projeto de lei como alternativa à Emenda 3

O governo federal enviou ao Congresso Nacional, na noite de quarta-feira (21), o projeto de lei que trata da fiscalização sobre empresas que contratam profissionais sob a forma de pessoa jurídica – ou seja, como firma prestadora de serviço constituída por apenas um indivíduo. A proposta é uma alternativa do Executivo à chamada Emenda 3, que havia sido incluída no projeto de lei que criou a Super-Receita e que foi vetada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na última sexta-feira (16), quando da sanção do texto que criou a Receita Federal do Brasil.

A questão causou polêmica nos últimos dias, porque o governo federal argumenta que muitas empresas contratam profissionais sob a forma de pessoa jurídica para esconderem uma relação trabalhista e, assim, pagar menos tributos. Por outro lado, parlamentares da oposição afirmam que esse tipo de contratação é benéfico para os prestadores de serviço – estes últimos seriam, segundo José Agripino (RN), líder do PFL no Senado, “grandes empregadores de si mesmos neste país”.

Tramitação

O projeto de lei (PL 536/07) apresentado nesta quarta-feira, que passou a tramitar na Câmara dos Deputados em regime de urgência, regulamenta o parágrafo único do artigo 116 do Código Tributário Nacional (Lei 5.172/66).

De acordo com o texto proposto pelo governo federal, os auditores fiscais poderão notificar a empresa suspeita de cometer irregularidade (por contratar profissionais sob a forma de pessoa jurídica), mas só poderão autuá-la e lançar o correspondente crédito tributário após prazo no qual a empresa poderá defender-se por meio de esclarecimentos e provas.

Isso vai ao encontro do que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, havia dito na última sexta-feira (16). Ele explicara, na ocasião, que a proposta permite que a empresa tenha direito à “ampla defesa” antes de ser autuada, ao contrário do que ocorre atualmente.

O ministro também havia afirmado, ao justificar o veto à Emenda 3, que esse dispositivo, do modo como fora elaborado, impediria a atividade de fiscalização – a emenda previa que a autuação e outros procedimentos somente poderiam ser feitos após decisão judicial nesse sentido. Além disso, o ministro argumentou que o texto não era claro e poderia gerar controvérsias jurídicas.

Mantega, assim como parlamentares da base governista, como o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), ressaltaram que a tramitação do projeto de lei permitirá a discussão – e inclusive a modificação – de seu texto no Congresso.

PFL e PSDB vinham obstruindo as votações no Plenário do Senado, nos últimos dias, sob o argumento de que protestavam contra o veto presidencial à Emenda 3 – além desse, a oposição também vem exigindo a apreciação de outros vetos. Na quarta-feira (21), as lideranças partidárias firmaram acordo em torno da questão, e nesta quinta-feira (22), já houve sessão do Congresso destinada à leitura de mais de 20 vetos.

Fonte: Agência Senado

Data da Notícia: 23/03/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet