Entidades pedem o fim de Contribuição em campanha nacional

Robson Bertolino – Foi lançada ontem em São Paulo a campanha contra a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira (CPMF), na sede do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento no Estado de São Paulo (Sescon-SP). De acordo com José Maria Chapina Alcazar, presidente do Sescon-SP, os organizadores pretendem estendê-la a todo o País. ?Concordamos que a cobrança de impostos é necessário, e o estado precisa arrecadar fundos, mas a sociedade precisa e exige saber o destino do dinheiro arrecadado?, diz.

Batizada como ?Xô CPMF?, a campanha é liderada por Paulo Bornhausen, deputado federal e presidente do PFL. Os organizadores afirmam ter o apoio de 51 entidades civis.

A intenção, de acordo com Chapina, é de atender os anseios da sociedade que não teve retorno. ?Áreas da saúde, educação, além de obras de saneamento básico, não receberam boa parte desse dinheiro?, conta. Entre 2000 a 2006, o governo arrecadou mais de R$ 160 bilhões nas operações bancárias realizadas no País, dos quais R$ 32 bilhões no ano passado.

?Entramos na luta contra a CPMF por entender que essa contribuição deixou de ser provisória e tornou-se mais um fator prejudicial à competitividade das nossas empresas?, completa Chapina. Segundo ele, desde a sua criação, a CPMF tem sido garantida por sucessivas emendas constitucionais que vêm prorrogando sua validade, algo que pode acontecer novamente em dezembro próximo, conforme o próprio governo tem sinalizado. ?Isso realça a importância da mobilização nacional a partir de agora?, conclui.

Criado no governo de Itamar Franco, em 1993, com o nome de Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira (IPMF), o tributo tinha como finalidade custear a área da saúde, com a incidência de 0,25% sobre as transações financeiras no Brasil. Em 1996, foi sancionada por Fernando Henrique Cardoso. Modificado por sucessivas leis, teve sua alíquota elevada para 0,38%. A contribuição expira este ano e sua eventual prorrogação precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional.

Fonte: DCI

Data da Notícia: 23/03/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet