CPMF: Governo tenta aprovar prorrogação na quarta

A base aliada do governo começa hoje o esforço concentrado para aprovar o segundo turno da Proposta de Emenda Constitucional que prorroga a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e a Desvinculação das Receitas da União (DRU). O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP) convocou sessões extras para hoje, amanhã e quarta para votar duas Medidas Provisórias (MPs) e a prorrogação do “imposto do cheque”. A oposição segue em obstrução e quer impedir a base de encerrar seu trabalho nessa semana e enviar a proposta para o Senado.

A novela da prorrogação da CPMF se arrasta na Câmara desde abril, quando a PEC foi enviada pelo Governo Federal. A proposta foi apensada a outras seis e começou sua tramitação pela Comissão de Constituição e Justiça, onde só foi aprovada em agosto devido a demora de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), relator da proposta. Ele segurou o relatório até o governo nomear seu correligionário Luiz Paulo Conde para a presidência de Furnas.

Muitos governistas atribuem a este procedimento o alto preço que aliados têm cobrado em cargos e emendas para apoiar a prorrogação.

Na seqüência, a PEC seguiu para uma comissão especial, onde, para evitar surpresas, o governo entregou a relatoria para o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci (PT-SP). O petista conseguiu conduzir com rapidez a aprovação e liberar a CPMF para votação em plenário no dia 14 de setembro.

O próximo passo na batalha com a oposição se deu na votação do primeiro turno em plenário. Visando a PEC do “imposto do cheque”, DEM, PSDB e PPS estavam obstruindo todas as votações, principalmente a das MPs que trancavam a pauta da Casa. Por isto, o governo se viu forçado a retirar três medidas provisórias para limpar a pauta e permitir a votação da PEC, o que só aconteceu no final de setembro, com a votação dos destaques.

Nesta semana, o governo vai ter novas batalhas. Travam a pauta as medidas provisórias que tratam do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e a que prorroga o prazo para o pedido de aposentadoria de trabalhadores rurais.

A primeira MP é crucial para o governo que lançou o PAC da Segurança com estardalhaço e dificilmente pode ser retirada. Já a segunda medida provisória é de interesse também da oposição, que apesar disto não deve aliviar a vida do governo.

Estratégia governista

Para evitar novos constrangimentos, o governo vai tentar colocar sua base a partir de hoje para dar quórum nas sessões e conseguir aprovar as duas medidas provisórias até amanhã.

Na quarta-feira, então, seria travada a batalha final pelo “imposto do cheque”.

A oposição segue com suas trincheiras e vai cumprindo sua tarefa de protelar as votações. O fato de ter conseguido segurar a Proposta de Emenda Constitucional até essa semana é considerada uma vitória, uma vez que os governistas davam como certa a aprovação ainda em setembro.

A estratégia de tempo da oposição tem dois objetivos. O primeiro é tentar evitar a votação em dois turnos no Senado até o fim do ano, o que na prática significaria o fim do “imposto do cheque”. O outro desejo correlato é aumentar a discussão sobre o tributo na sociedade para pressionar o Senado da República a derrubar a proposta.

Tramitação difícil no Senado

Se a tarefa do governo foi mais difícil do que se esperava na Câmara, no Senado a situação é ainda pior.

O projeto começa a tramitar na Casa pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que é presidida por Marco Maciel (DEM-PE).

A relatoria da PEC será entregue à Kátia Abreu (DEM-TO), que irá protelar a votação o máximo que puder, além de apresentar um parecer contrário à prorrogação. Conseguindo reverter o cenário na CCJ, o governo terá ainda grandes dificuldades no plenário, onde são necessários 49 votos e a planilha dos líderes aliados conta hoje com apenas 43. Para chegar ao número necessário o governo terá de aliciar votos na oposição.

Fonte: DCI

Data da Notícia: 08/10/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet