Consulta ao lote residual do IRPF de janeiro de 2025 começa nesta sexta-feira (24)
Nesta sexta-feira (24), a partir das 10 horas, a Receita Federal abrirá a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente a janeiro de 2025. O crédito bancário será realizado no dia 31, totalizando R$ 864.839.095,60.
Desse montantel, R$ 402.884.365,32 serão destinados a contribuintes com prioridade legal, conforme previsto na legislação vigente. Esse grupo inclui idosos, pessoas com deficiência ou moléstia grave e profissionais cuja principal fonte de renda é o magistério.
De acordo com informações da Receita Federal, 7.321 restituições são destinadas a idosos acima de 80 anos e 52.525 para contribuintes entre 60 e 79 anos. Outros 4.519 beneficiados possuem alguma deficiência ou moléstia grave.
Os contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério somam 16.003 restituições e, além disso, foram incluídos na prioridade 125.751 pessoas que usaram a declaração pré-preenchida ou escolheram receber a restituição via Pix.
Também estão contemplados 61.995 contribuintes sem prioridade legal específica, os quais serão pagos junto ao lote residual, desde que estejam com as informações da declaração regularizadas.
Como verificar a situação da declaração
Para verificar a situação, os contribuintes podem acessar o site da Receita Federal e clicar na seção “Meu Imposto de Renda”. A consulta permite verificar pendências ou acompanhar o processamento da declaração.
É importante também informar que a Receita oferece aos contribuintes o acesso ao Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para consultar o extrato da declaração e corrigir eventuais pendências e, se necessário, ele pode retificar o documento e corrigir possíveis erros informados.
Outra opção é o aplicativo da Receita Federal disponível para tablets e smartphones. Por lá, o contribuinte consegue consultar a liberação da restituição e verificar a situação cadastral do CPF.
Informações sobre o depósito e correções bancárias
O crédito será depositado exclusivamente em contas bancárias de titularidade do contribuinte e em caso de erro nos dados bancários informados, o pagamento não será realizado por questões de segurança.
Para fazer a correção dos dados bancários, o contribuinte pode utilizar o serviço de reagendamento do Banco do Brasil (BB), permitindo regularizar a situação pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento.
O serviço de reagendamento pode ser feito em até um ano após a primeira tentativa de crédito e o contribuinte deverá informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração para realizar a correção.
Caso o contribuinte não resgate o valor no prazo de um ano, o mesmo deverá solicitá-lo pelo e-CAC e para isso basta acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e solicitar a restituição.
Com informações da Receita Federal