Comitê do ITR delibera questões relacionadas ao tributo, inclusive que não haverá treinamento neste semestre

O treinamento para os servidores municipais para fiscalização e cobrança do Imposto Territorial Rural (ITR) não será disponibilizado neste primeiro semestre. A Receita Federal confirmou esta informação, mesmo depois de inúmeras solicitações da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Este assunto e outros que envolvem o tributo foram tratados na última reunião do Comitê Gestor do ITR (CGITR), nesta quarta-feira, 29 de abril.

De acordo com a RF, falta de recursos para o treinamento. Pois, o valor das inscrições não cobre os custos totais da capacitação. A Receita editou uma nota técnica interna, juntamente com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Nela consta que o Município conveniado com interesse em iniciar as atividades deverá apresentar, no ato da inscrição, os seguintes documentos: lei do cargo com atribuição em lançamento de créditos tributários; certidão de vigência; cópia do edital do concurso; cópia da homologação; ato de nomeação e certidão comprobatória de onde o servidor encontra-se em exercício.

Todos os Municípios conveniados serão intimados a comprovar à Receita Federal o vínculo do servidor e a competência legal, inclusive aqueles que possuem acesso ao Portal do ITR e que, em treinamento anterior, não apresentaram a comprovação atual.

Valor da Terra Nua

O Valor da Terra Nua (VTN) também foi discutido pelo CGITR. Mais especificamente em relação à Instrução Normativa (IN) 1.562/2015 da Receita Federal, publicada ontem no Diário Oficial da União (DOU). Neste documento, destaca-se o artigo 3.º: a informação deverá ser realizada pelo Município anualmente, até o último dia útil de junho de cada ano e devem refletir o preço de mercado da terra nua apurado em 1.º de janeiro do ano a que se referem.

O artigo 7.º também chama atenção. Ele orienta o que deverá constar nas informações a serem fornecidas à RFB.

Declarações do ITR

Outra pauta da reunião foram as novas Declarações em malha no Portal ITR. A Receita informou que ocorreu um atraso na inclusão no sistema, mas será disponibilizado os anos de 2012, 2013 e 2014 até junho deste exercício. O ITR é um dos impostos mais sonegados do País, grande parte em virtude da falta de fiscalização. A CNM acredita que a fiscalização e cobrança poderão, com a arrecadação do tributo, amenizar esta crise vivenciada pelos Municípios que são fortemente dependentes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Penalidades

A CNM lembra aos Municípios optantes que se não cumprirem as metas mínimas e obrigatórias, poderão ter como penalidade a denúncia do convênio. Isso acarretará perda da arrecadação do ITR, conforme a IN 884/2008.

Fonte: CNM

Data da Notícia: 04/05/2015 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

509 Bandwidth Limit Exceeded

Bandwidth Limit Exceeded

The server is temporarily unable to service your request due to the site owner reaching his/her bandwidth limit. Please try again later.