Cartórios Devem Pagar ISS ao Município de São Paulo

Em janeiro, decisões da Vara da Fazenda Pública julgaram improcedentes duas ações contra a Prefeitura de São Paulo que exigiam o fim da tributação

O juiz Edson Ferreira da Silva, da 13ª Vara da Fazenda Pública, julgou improcedente uma ação declaratória movida contra a Prefeitura de São Paulo, que exigia o fim da cobrança do ISS sobre os serviços notariais e de registro no município, sob a alegação de que são serviços públicos, imunes à tributação. Cabe recurso contra a decisão.

A defesa da administração municipal foi feita pelo Departamento Fiscal (FISC 42) da Procuradoria Geral do Município (PGM). A sentença considera que os serviços notariais e registro são públicos. Mas destaca também que se trata de prestação exercida “em caráter privado, como ocorre com as concessões e permissões”.

Segundo o juiz, o fato de haver contraprestação, paga pelo usuário e destinada ao delegatório do serviço notarial e de registro, justifica a tributação de ISS sobre os serviços, sobretudo porque nesses casos terminam sendo exercidos em caráter privado.

A sentença da 13ª Vara da Fazenda Pública segue exatamente a mesma linha do que foi decidido no mandado de segurança nº 1215/053.06.125224-0, da 11ª Vara da Fazenda Pública, que recentemente também julgou improcedente o pedido formulado por um outro cartório da cidade. Essa é a segunda decisão do mês favorável à Prefeitura.

Atualmente, notários e registradores se submetem a um regime especial de recolhimento do ISS. Ao invés do faturamento, a tributação recai sobre receita bruta estimada pela Lei Municipal 13.701/03, art. 15, I, a, que é de R$ 45,48 (resultado da alíquota do ISS de 5% incidente sobre a base de cálculo atualizada, de R$ 909,77).

Fonte: EX-LIBRIS COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Data da Notícia: 19/01/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet