Administradores de bingo são condenados por sonegação de impostos

Os dois sócios da empresa Alefer Promoções e Eventos S/C Ltda., constituída para administrar o Bingo Catanduva, foram condenados por deixarem de recolher parte do tributo devido decorrente de lucro auferido pela atividade da empresa e por omitirem dados que constituiriam os devidos créditos tributários.

O juiz federal Carlos Eduardo da Silva Camargo, substituto da 1ª Vara Federal em Catanduva/SP, determinou a pena de dois anos de reclusão e de 10 dias-multa. Ambas foram substituídas por prestação pecuniária e prestação de serviços à entidade pública de assistência ao idoso. O magistrado fixou ainda, a título de reparação ao erário, o pagamento de pouco mais de R$ 2 milhões para cada um dos réus.

De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), entre julho de 2001 e dezembro de 2004, a empresa procedeu à retenção apenas parcial dos valores referentes ao IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) devido sobre o pagamento dos prêmios sorteados em bingo permanente e vídeo-bingo. Os referidos valores também foram omitidos nas DCTFs (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais).

Para o juiz, ficou comprovada a tentativa frustrada da empresa de ludibriar o fisco. E que durante os depoimentos dos réus foi evidenciado o potencial conhecimento deles quanto à ilicitude do fato.

“A adequação típica é patente, uma vez que não houve débitos declarados a título de Imposto de Renda Retido na Fonte nas Declarações de Débitos e Créditos Tributários Federais apresentadas pela empresa Alefer Promoções e Eventos S/C Ltda e, tampouco a existência de DARFs recolhidas no sistema informatizado da Receita Federal do Brasil; o que caracteriza sua omissão dolosa. Assim, apesar de parte do tributo ter sido declarado e recolhido, a ausência da informação de outras hipóteses de incidência deram ensejo à não constituição do crédito e respectivo pagamento”, declarou Eduardo Camargo.

Os réus poderão recorrer da sentença. (KS)

Processo: 0007631-68.2012.403.6106

Fonte: Justiça Federal de Primeiro Grau em São Paulo

Data da Notícia: 27/02/2015 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

509 Bandwidth Limit Exceeded

Bandwidth Limit Exceeded

The server is temporarily unable to service your request due to the site owner reaching his/her bandwidth limit. Please try again later.