25,5 milhões declaram IR; outros 500 mil não enviaram

Os 500 mil contribuintes que não enviaram a declaração de imposto de renda no prazo – meia-noite de 30 de abril – pagarão multa e, se não regularizarem sua situação rápido, terão o nome na lista de inadimplentes da Receita Federal.

“Quem não declara no prazo fica inadimplente, e se precisar de uma certidão ou de tirar o passaporte, vai constar a dívida”, afirma o presidente do Sescon-SP, José Maria Alcazar. “Isso, se o contribuinte for sócio de uma empresa, a coloca em situação irregular”, afirma.

Segundo o coordenador do IRPF, Joaquim Adir, 25,566 milhões de declarações foram recebidas dentro do prazo, número 5,3% maior do que o do ano passado. No penúltimo dia, o número recorde de 2,954 milhões de documentos foram enviados; no último dia foram 2,922 milhões.

Para enviar com atraso, o procedimento é idêntico ao da declaração dentro do prazo, mas é necessário, segundo a contabilista da consultoria Confirp, Heloísa Harumi Motoki, baixar a versão 1.1 do programa de envio da declaração. “O preenchimento é igual ao da entrega dentro do prazo, mas no fim da declaração é que o programa vai identificar o atraso”, diz ela. A Receita sabe quem deveria ter declarado com base nos dados da Declaração de Imposto Retido na Fonte (Dirf).

O contribuinte que tiver restituição a receber o fará normalmente, informando a conta corrente em que pretende receber, e pagará multa de R$ 165,74. Já aquele que dever impostos vai pagar multa de 0,33% ao dia – acrescido na primeira cota de pagamento – e 1% ao mês pelo atraso, paga por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) gerado na hora da entrega.

Fonte: Jornal da Tarde

Data da Notícia: 05/05/2009 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

509 Bandwidth Limit Exceeded

Bandwidth Limit Exceeded

The server is temporarily unable to service your request due to the site owner reaching his/her bandwidth limit. Please try again later.