Curso de Extensão: Teoria do Direito Aplicada ao Direito Tributário – 15/05/2024

· 16 de fevereiro de 2024

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA:

ARTHUR M. FERREIRA NETO

CRISTIANO ARAÚJO LUZES

COORDENAÇÃO GERAL:

MARCELO MAGALHÃES PEIXOTO

O presente curso foi estruturado com o objetivo de apresentar ao advogado os conceitos básicos da teoria do direito e os problemas da teoria do direito aplicada no direito tributário, com o objetivo de conferir ao aluno o instrumental básico para o desenvolvimento de estudos mais avançados, inclusive para os que pretendam o ingresso na pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

O curso possui dois eixos: (i) a teoria do direito em sentido amplo, em que serão trabalhados os problemas do status epistemológico da disciplina jurídica, as discussões sobre o conceito de direito e os temas fundamentais da metodologia jurídica (teoria da norma, teoria da interpretação e teoria da argumentação); e (ii) a teoria do direito aplicada ao direito tributário, com o objetivo de tratar das tradições e problemas do direito tributário brasileiro, como a fundamentação do dever de pagar tributos, o formalismo normativista, a linguagem e determinação no direito tributário, a tradição consequencialista, as teorias da justiça, o futuro da tributação e as novas tecnologias.

Espera-se que esse curso possa servir como uma etapa inicial para o aprimoramento nos estudos teóricos sobre o direito, de modo a fornecer, assim, um ferramental crítico que permita ao profissional lidar com os desafios práticos de maneira mais criativa.

PROGRAMAÇÃO

(14 ENCONTROS DE 3 HORAS)

 TEMADATAPALESTRANTESDEBATEDOR
  EIXO 1 – INTRODUÇÃO À TEORIA DO DIREITO  
1CIÊNCIA DO DIREITO E ESFERAS DO SABER (JURÍDICO)15/05  TERCIO SAMPAIO FERRAZ JR. ÂNGELA GANDRA DA SILVA MARTINSARTHUR M. FERREIRA NETO E CRISTIANO ARAÚJO LUZES
2PERSPECTIVA HISTÓRICA E FORMAÇÃO DA CIÊNCIA JURÍDICA MODERNA22/05  THOMAS DA ROSA DE BUSTAMANTE E JOÃO MAURÍCIO ADEODATO  ANA LUISA BRAGA
3CONCEITO DE DIREITO E TRADIÇÕES RIVAIS DO PENSAMENTO JURÍDICO29/05  RONALDO PORTO MACEDO JR. (USP) E LUIS FERNANDO BARZOTTOPEDRO PARINI  
4TEORIA DA NORMA E DO ORDENAMENTO JURÍDICO05/06  TAREK MOUSSALLEM E CARLOS AUGUSTO DANIEL NETO  CRISTIANE PIRES MCNAUGHTON  
5INTERPRETAÇÃO JURÍDICA12/06  LÊNIO STRECK E FERNANDO ZILVETIEDUARDO JOBIM  
6ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA19/06  TORQUATO CASTRO JR. E CRISTIANO ARAÚJO LUZESBERNARDO MONTALVÃO  
  EIXO 2 – TEORIA DO DIREITO APLICADA AO DIREITO TRIBUTÁRIO  
7FUNDAMENTAÇÃO FILOSÓFICA AO DEVER DE PAGAR TRIBUTOS26/06  IVES GANDRA DA SILVA MARTINS E ARTHUR MARIA FERREIRA NETOEDUARDO KRONBAUER  
8CIÊNCIA E MÉTODOS CIENTÍFICOS NO DIREITO TRIBUTÁRIO03/07  MARCO AURÉLIO GRECO E ANDRE FOLLONI  JEFERSON TEODOROVICZ  
9A TRADIÇÃO DO FORMALISMO-NORMATIVISTA NO DIREITO TRIBUTÁRIO10/07  FABIANA DEL PADRE TOMÉ E ROBSON MAIAAURORA TOMAZINI  
10LINGUAGEM E DETERMINAÇÃO DE SENTIDO NO DIREITO TRIBUTÁRIO17/07  JOSÉ MARIA ARRUDA DE ANDRADE E FLÁVIA HOLANDA GAETA  EDUARDO HALPERIN
11A TRADIÇÃO DO CONSEQUENCIALISMO NO DIREITO TRIBUTÁRIO07/08  TATIANA PISCITELLI E DANIELA GUEIROS DIAS  JOSÉ UMBERTO BRACCINI BASTOS  
12A TRADIÇÃO DO SOLIDARISMO FISCAL NO DIREITO TRIBUTÁRIO14/08  SERGIO ANDRÉ ROCHA E ARTHUR MARIA FERREIRA NETONINA PENCAK  
13TEORIAS DA JUSTIÇA NO DIREITO TRIBUTÁRIO21/08  ARTHUR MARIA FERREIRA NETO E PEDRO ADAMYARISTÓTELES CÂMARA  
14O FUTURO DA TRIBUTAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS04/09  HUGO DE BRITO MACHADO SEGUNDO E MELISSA CASTELLOEDISON CARLOS FERNANDES  

PROGRAMAÇÃO

EIXO 1 – INTRODUÇÃO À TEORIA DO DIREITO

15/05

AULA 1 – AULA MAGNA COM PROF. TERCIO SAMPAIO FERRAZ JR.

Ciência do direito e esferas do saber (jurídico)

Conceito de ciência. Objetivo, objeto e método das ciências. Teorias da verdade. Razão teórica, razão prática e razão técnica. Natureza do raciocínio jurídico. É possível uma ciência do (para o) Direito? O problema da zetética e da dogmática. Objeto e função da teoria do direito em sentido amplo e a relação entre filosofia e teoria do direito. Objeto e função da teoria geral do direito ou da teoria analítica do direito.

LEITURA RECOMENDADA:

  • FERRAZ JR., Tercio Sampaio. Introdução ao estudo do direito (cap. I, “A universalidade do fenômeno jurídico”, e cap. III, “Ciência dogmática do direito e seu estatuto teórico”).
  • LIMODIO, Gabriel; BARBIERI, Javier. Introducción al saber jurídico. Buenos Aires: Educa, 2010. (cap. I, “El derecho e los saberes”).

PROFESSORA CONVIDADA: ANGELA GANDRA DA SILVA MARTINS

APRESENTAÇÃO: ARTHUR M. FERREIRA NETO E CRISTIANO ARAÚJO LUZES

22/05

AULA 2 – PERSPECTIVA HISTÓRICA E FORMAÇÃO DA CIÊNCIA JURÍDICA MODERNA

Antecedentes históricos da cultura jurídica (jurisprudência romana). fundações do pensamento jurídico moderno. Teoria jurídica na era moderna. Positivação do direito e ciência jurídica nos séculos XIX e XX. Panorama atual da ciência jurídica (perspectivas e desafios).

PROFESSORES CONVIDADOS: THOMAS DA ROSA DE BUSTAMANTE E JOÃO MAURÍCIO ADEODATO

LEITURA RECOMENDADA:

  • FERRAZ JR., Tercio Sampaio. Introdução ao estudo do direito (cap. II, “O direito como objeto do conhecimento: perfil histórico”).
  • FINNIS, John. A grand tour of legal theory. In: FINNIS, John. Philosophy of Law. New York: Oxford University Press, 2011. (Collected Essays, v. IV). Versão em português: FINNIS, John. Ensaios. São Paulo: Molokai, 2024. v. IV (www.amazon.com.br/ENSAIOS-JOHN-FINNIS/dp/6586116635/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&crid=1HOWXAIE11XA8&keywords=john+finnis&qid=1707052804&sprefix=john+finnis+%2Caps%2C266&sr=8-1&ufe=app_do%3Aamzn1.fos.25548f35-0de7-44b3-b28e-0f56f3f96147).

DEBATEDORA: ANA LUISA BRAGA    

29/05

AULA 3 – CONCEITO DE DIREITO E TRADIÇÕES RIVAIS DO PENSAMENTO JURÍDICO

Importância de se conceituar o direito. Grandes tradições do direito (common law e civil law). Grandes problemas da definição do direito (direito e moral; direito e justiça; direito e poder). Jusnaturalismo (história e perspectivas atuais). Positivismo jurídico (autores clássicos e debate contemporâneo). Realismo jurídico (escola sociológica do direito, pragmatismo jurídico e realismo norte-americano, realismo jurídico escandinavo, teoria crítica do direito, teoria retórica do direito).

PROFESSORES CONVIDADOS: RONALDO PORTO MACEDO JR. (USP) E LUIS FERNANDO BARZOTTO

LEITURA RECOMENDADA:

  • NINO, Carlos Santiago. Introdução à análise do direito (cap. I, “A definição do direito”).
  • SCHMITT, Carl. Sobre os três tipos de pensamento jurídico. In: MACEDO JR., Ronaldo Porto. Carl Schmitt e a fundamentação do DIreito. São Paulo: Max Limonad, 2001.

DEBATEDOR: Pedro Parini

05/06

AULA 4 – TEORIA DA NORMA E DO ORDENAMENTO JURÍDICO

Teoria da norma jurídica: proposição e norma; descrições e prescrições (ser e dever-ser); estrutura sintática da norma jurídica; existência, validade, vigência e eficácia das normas jurídicas; sanção jurídica; relação jurídica e direito subjetivo. Teoria do ordenamento jurídico: ordenamento e sistema; sistema interno e externo (perspectiva do participante e do observador); unidade e completude do sistema (antinomias e lacunas); nulidade e revogação; aplicação e relação entre abstrato e concreto; compreensão dos fatos.

PROFESSORES CONVIDADOS: TAREK MOUSSALLEM E CARLOS AUGUSTO DANIEL NETO

LEITURA RECOMENDADA: 

  • FERRAZ JR., Tercio Sampaio. Introdução ao estudo do direito (cap. 4, “Dogmática analítica ou a ciência do direito como teoria da norma” – itens 4.1, “A identificação do direito como norma”, e 4.3, “Teoria do ordenamento ou dogmática das fontes”).
  • CATENACCI, Imerio Jorge. Introducción al derecho. Buenos Aires: Astrea, 2006 (cap. VII).

DEBATEDORA: CRISTIANE PIRES MCNAUGHTON  

12/06

AULA 5 – INTERPRETAÇÃO JURÍDICA

Interpretar x argumentar; filosofia hermenêutica; limites da interpretação; teoria objetivista e subjetivista; horizontes de sentido, cultura e circularidade hermenêutica; contexto na interpretação; contexto de fala e contexto de decisão; questão de fato e questão de direito. Interpretação das normas e interpretação dos fatos; metódica da interpretação; cânones interpretativos; problemas de linguagem (sobreinclusão e subinclusão); interpretação extensiva, restritiva e analogia.

PROFESSORES CONVIDADOS: LÊNIO STRECK E FERNANDO ZILVETI

LEITURA RECOMENDADA:

  • FERRAZ JR., Tercio Sampaio. Introdução ao estudo do direito (cap. 5, “Dogmática hermenêutica ou a ciência do direito como teoria da interpretação” – item 5.1, “O problema da interpretação”).
  • STRECK, Lenio. Hermenêutica jurídica em crise (cap. 6 a 10).

DEBATEDOR: EDUARDO JOBIM

19/06

AULA 6 – ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

Teoria da argumentação racional. Tipologia e peso de argumentos no Direito. Técnicas/métodos de argumentação jurídica. Falácias argumentativas. Regras e princípios. Derrotabilidade das regras. Proporcionalidade, razoabilidade e ponderação valorativa. Retórica e argumentação – convencimento x persuasão – esferas da retórica (pathos, ethos e logos).

PROFESSORES CONVIDADOS: TORQUATO CASTRO JR. E CRISTIANO ARAÚJO LUZES

LEITURA RECOMENDADA:

  • ATIENZA, Manuel. As razões do direito (cap. 1, “Direito e argumentação”; cap. 2, “A tópica e o raciocínio jurídico”; e cap. 6, “Robert Alexy: argumentação jurídica como discurso racional”).
  • CORREAS, Carlos Massini. La prudencia jurídica: introducción a la gnoseología del derecho. 2. ed. Buenos Aires: Abeledo-Perrot, 2006.

DEBATEDOR: BERNARDO MONTALVÃO

EIXO 2 – TEORIA DO DIREITO APLICADA AO DIREITO TRIBUTÁRIO

26/06

AULA 7 – FUNDAMENTAÇÃO FILOSÓFICA AO DEVER DE PAGAR TRIBUTOS

Como respondemos à pergunta: “Por qual razão somos obrigados a pagar tributos?”. Teoria clássica e medieval, teorias liberais, teorias marxistas, libertárias e outras. A tributação pode ser compreendida, racionalmente, como “roubo”? Tributação e punição como pressupostos civilizatórios. Limites morais da tributação: sentidos de mínimo existencial e de tributação confiscatória.

PROFESSORES CONVIDADOS: IVES GANDRA DA SILVA MARTINS E ARTHUR MARIA FERREIRA NETO

LEITURA RECOMENDADA:

  • FERREIRA NETO, Arthur M. Tributação e punição como pressupostos civilizatórios. In: ADAMY, Pedro Augustin; FERREIRA NETO, Arthur M. (coord.). Tributação do ilícito. São Paulo: Malheiros, 2018. v. 1, p. 15-34.
  • MURPHY, Liam; NAGEL, Thomas. The myth of ownership: taxes and justice. New York: Oxford University Press, 2002.

DEBATEDOR: EDUARDO KRONBAUER

03/07

AULA 8 – CIÊNCIA E MÉTODOS CIENTÍFICOS NO DIREITO TRIBUTÁRIO

Epistemologia e ciência do direito tributário. Possibilidade de ciência no direito tributário: seu objeto e seu método. Autonomia científica do direito tributário e a relevância do direito financeiro. Direito tributário e interdisciplinaridade: importância do estudo da economia, da contabilidade e da psicologia comportamental (estudo dos vieses).

PROFESSORES CONVIDADOS: MARCO AURÉLIO GRECO E ANDRE FOLLONI

LEITURA RECOMENDADA:

  • BORGES, José Souto Maior. Ciência feliz. 3. ed. São Paulo: Quartier Latin, 2007.
  • FERREIRA NETO. Arthur M. Por uma ciência prática do direito tributário. São Paulo: Quartier Latin, 2016.
  • FOLLONI, André. Ciência do direito tributário no Brasil: crítica e perspectivas a partir de José Souto Maior Borges. São Paulo: Saraiva, 2013.

DEBATEDOR: JEFERSON TEODOROVICZ

10/07

AULA 9 – A TRADIÇÃO DO FORMALISMO NORMATIVISTA NO DIREITO TRIBUTÁRIO

Formalismo normativista e sua influência no direito tributário: pressupostos do positivismo jurídico e a tradição clássica do direito tributário; o valor da segurança jurídica no direito tributário. O discurso dos direitos subjetivos individuais ainda tem importância no direito tributário?

PROFESSORES CONVIDADOS: FABIANA DEL PADRE TOMÉ E ROBSON MAIA

LEITURA RECOMENDADA:

  • CARVALHO, Paulo de Barros. Direito tributário: fundamentos jurídicos da incidência. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
  • GRECO, Marco Aurélio. Crise do formalismo no direito tributário brasileiro. Revista da PGFN, São Paulo, v. 1, p. 9-18, 2001.

DEBATEDORA: AURORA TOMAZINI DE CARVALHO

17/07

AULA 10 – LINGUAGEM E DETERMINAÇÃO DE SENTIDO NO DIREITO TRIBUTÁRIO

Noções gerais da filosofia da linguagem e sua importância no direito tributário. Determinação e indeterminação de significados. Conceitos e significados na determinação da realidade. Funções e limites da linguagem na captação e na atribuição de sentido. Debate entre conceito e tipo no direito tributário. Qual o papel das normas de competência tributária no direito tributário brasileiro? A EC 132/2023 alterou o tipo de linguagem que devemos compreender na determinação de sentido das normas tributárias?

PROFESSORES CONVIDADOS: JOSÉ MARIA ARRUDA DE ANDRADE E FLÁVIA HOLANDA GAETA

LEITURA RECOMENDADA:

  • ÁVILA, Humberto. Função da ciência do direito tributário: do formalismo epistemológico ao estruturalismo argumentativo. Revista Direito Tributário Atual, São Paulo, n. 29, 2013.
  • CARVALHO, Paulo de Barros. Breves considerações sobre a função descritiva da ciência do direito tributário. Consultor Jurídico, 1 out. 2013. Disponível em: http://www.conjur.com.br/2013-out-01/paulo-barros-breves-consideracoes-funcao-descritiva-ciencia-direito-tributario.
  • ÁVILA, Humberto. Ciência do direito tributário e discussão crítica. Revista Direito Tributário Atual, São Paulo, n. 32, p. 159-197, 2014.
  • ANDRADE, José Maria Arruda de. Entre o possível e o impossível: considerações sobre o “sentido possível da norma” ou de quais são os limites da interpretação. In: OLIVEIRA, José André W. Dantas de; SANT’ANNA, Carlos; ROSENBLATT, Paulo (org.). Direito tributário: estudos em homenagem a Ricardo Mariz de Oliveira. Recife: OAB, 2023.

DEBATEDOR: EDUARDO HALPERIN

07/08

AULA 11 – A TRADIÇÃO DO CONSEQUENCIALISMO NO DIREITO TRIBUTÁRIO 

Consequencialismo no direito tributário. Pressupostos do consequencialismo moral e do utilitarismo. Pragmatismo na tomada de decisões que restringem direitos individuais. A escola da análise econômica do direito do tributário. Os limites da razão instrumental e do raciocínio de eficiência. A modulação de efeitos de lei tributária inconstitucional representa, de fato, a incorporação de pensamento consequencialista no direito tributário? Relevância dos artigos 20 e 21 da LINDB no campo do direito tributário.

PROFESSORAS CONVIDADAS: TATIANA PISCITELLI E DANIELA GUEIROS DIAS

LEITURA RECOMENDADA:

  • PISCITELLI, Tathiane. Argumentando pelas consequências no direito tributário. São Paulo: Noeses, 2012 (cap. 4).
  • DIAS, Daniela Gueiros. Consequencialismo judicial no direito tributário brasileiro. São Paulo: IBDT, 2021 (cap. 2).
  • BASTOS, José Umberto Braccini. Decisão tributária, consequencialismo e análise econômica do direito: aplicação e limites do artigo 20 da LINDB. Belo Horizonte: Dialética, 2021.

DEBATEDOR: JOSÉ UMBERTO BRACCINI BASTOS

14/08

AULA 12 –  A TRADIÇÃO DO SOLIDARISMO FISCAL NO DIREITO TRIBUTÁRIO

Fundamento solidarista do direito tributário; dever fundamental de pagar tributos; cidadania fiscal. Competição, colaboração e cooperação: técnicas de composição amigável na relação fisco-contribuinte; ética do reconhecimento em relação ao pagador de tributos. Riscos de relativização de garantias fundamentais do contribuinte.

PROFESSORES CONVIDADOS: SERGIO ANDRÉ ROCHA E ARTHUR MARIA FERREIRA NETO

LEITURA RECOMENDADA:

  • GRECO, Marco Aurélio. Solidariedade social e tributação. In: GRECO, Marco Aurélio; GODOI, Marciano Seabra de (coord.). Solidariedade social e tributação. São Paulo: Dialética, 2005.
  • ROCHA, Sergio André. Fundamentos do direito tributário brasileiro. 2. ed. Belo Horizonte: Letramento, 2023.
  • FERREIRA NETO. Arthur M. Crise epistêmica no direito tributário contemporâneo: do esgotamento do formalismo normativista aos riscos do solidarismo fiscal. Revista Direito Tributário Atual, São Paulo, n. 56, 2024 (no prelo). Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1Xy1L4e4S3XvyOYwGiRbJmbxAb7II44Sc/view?usp=sharing.

DEBATEDORA: NINA PENCAK

21/08

AULA 13 –  TEORIAS DA JUSTIÇA NO DIREITO TRIBUTÁRIO

Teorias da justiça e técnicas de tributação. Justiça aristotélica (comutativa, distributiva e social). Justiça tributária redistributiva como instrumento de redistribuição de riqueza e combate à desigualdade social. Teoria da justiça de John Rawls e sua aplicação ao direito tributário. Técnicas de justiça e igualdade na tributação: proporcionalidade, progressividade e regressividade. Tributação e gênero. Um “tributo único” respeita critérios de justiça? Renda básica negativa e imposto de renda negativo como forma de efetivação da justiça fiscal.

PROFESSORES CONVIDADOS: ARTHUR MARIA FERREIRA NETO E PEDRO ADAMY

LEITURA RECOMENDADA:

  • FERREIRA NETO, Arthur M. Fundamentos materiais da tributação: comutação, restauração, distribuição, reconhecimento e participação. In: ÁVILA, Humberto (org.). Fundamentos do direito tributário. São Paulo: Marcial Pons, 2012. p. 87-172.
  • JOBIM, Eduardo. A justiça tributária na Constituição. São Paulo: Juspodivm/Malheiros, 2023 (cap. II, 2.2 e 2.3, p. 171 e ss.)

DEBATEDOR: ARISTÓTELES CAMARA

04/09

AULA 14 –  O FUTURO DA TRIBUTAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Mudanças de paradigmas na tributação diante de novas tecnologias. Tributação e controle algorítmico do contribuinte como forma de captação individual da capacidade contribuitiva. Tributação e neurociência. Tributação e inteligência artificial. Adequação das tecnologias arrecadatórias e fiscalizatórias perante novas dimensões na geração e na manutenção de riquezas. Tributação de novas realidades “virtuais”. As novas tecnologias respeitam direitos fundamentais dos contribuintes?

PROFESSORES CONVIDADOS: HUGO DE BRITO MACHADO SEGUNDO E MELISSA CASTELLO

LEITURA RECOMENDADA:

  • MACHADO SEGUNDO, Hugo de Brito. Direito e inteligência artificial: o que os algoritmos têm a ensinar sobre interpretação, valores e justiça. 2. ed. Indaiatuba: Foco, 2024.
  • CASTELLO, Melissa. Tributação dos Marketplaces – Novos Desafios. https://www.academia.edu/113975045/Tributac_a_o_dos_Marketplaces_Novos_Desafios.

DEBATEDOR: EDISON CARLOS FERNANDES

ANEXO I

BIBLIOGRAFIA ADICIONAL PARA APROFUNDAMENTO DE ESTUDO

EM TEORIA DO DIREITO

Coordenação Geral

Marcelo Magalhães Peixoto

Presidente-fundador da APET (Associação Paulista de Estudos Tributários). Advogado e Contabilista. Doutorando e Mestre em Direito Tributário pela PUC/SP. Ex-membro do CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais).

Coordenação Científica

Arthur M. Ferreira Neto

Professor Adjunto de Direito Tributário, Professor Permanente do PPGD UFRGS. Vice-presidente do TARF/RS. Mestre e Doutor em Direito (UFRGS). Mestre e Doutor em Filosofia (PUC/RS). Advogado e Parecerista.

Cristiano Araújo Luzes

Doutor pela PUC/SP. Mestre pela UFPE. Especialista em Direito Tributário pelo IBET. Advogado.

Corpo Docente: André Folloni; Angela Gandra da Silva Martins; Arthur M. Ferreira Neto; Carlos Augusto Daniel Neto; Cristiano Araújo Luzes; Daniela Gueiros Dias; Fabiana Del Padre Tomé; Flávia Holanda Gaeta; Hugo de Brito Machado Segundo; Ives Gandra da Silva Martins; João Maurício Adeodato; José Maria Arruda de Andrade; Lenio Streck; Luis Fernando Barzotto; Marco Aurélio Greco; Melissa Castello; Pedro Augustin Adamy; Ronaldo Porto Macedo Jr.; Sergio André Rocha; Tárek Moussallem; Tathiane Piscitelli; Tercio Sampaio Ferraz Jr.; Thomas da Rosa de Bustamante; Torquato Castro Jr.      

Professores: Sujeito a alterações. Todos esses nomes fazem parte do corpo docente deste curso, porém a presença de determinado(s) professor(es) em sala de aula está sujeita à disponibilidade de agenda.

Carga horária: 42 horas, com 14 encontros de 3 horas (todas as quartas-feiras, das 19h às 22h, entre os dias 15 de maio e 28 de agosto).

Calendário das aulas:

Nota: Essas datas poderão ser alteradas a critério da entidade, porém serão compartilhadas com os alunos em tempo hábil.

Investimento:

Para mais informações, entre em contato:

Celular (WhatsApp): (11) 95170-0455

Telefone: (11) 3105-7132

Local: São Paulo, SP – Avenida Paulista, 509, cj. 511, Bela Vista, CEP 01311-910

Curso online, via Zoom, ao vivo

Para comprar o curso – não associado: R$ 3.200,00 (parcelado em até 10 vezes de R$ 320,00 sem juros)

Para comprar o curso – associado master: R$ 2.560,00 (parcelado em até 10 vezes de R$ 256,00, sem juros)

Pagamento no PIX ou depósito tem 3% de desconto!

Disposições gerais:

* A ausência de algum dos professores descritos no programa anexo a este contrato não o invalida, podendo a entidade substituí-lo por outro com o mesmo grau de conhecimento.

* É vedado ao aluno ceder e transferir para terceiros os direitos existentes neste contrato.

3

meses

Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema

Você poderá participar desse curso até 3 meses após a matrícula

visitas
Matricular-se
R$ 3.200,00 ou 10x de R$320,00

dafabet

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet

dafabet

crazy time A

crazy time A