Uma breve consideração sobre a inclusão do frete na base de cálculo do ICMS e a isenção nas prestações internas de serviço de transporte de cargas no Estado de Minas Gerais

Joana Bete Chaves de Azevedo

Por meio do contrato celebrado para a realização de prestação de serviço de transporte, determinado contribuinte assume, mediante retribuição, a obrigatoriedade de transportar, de um lugar para outro, pessoas ou coisas. Já o transporte de mercadorias em veículo próprio não configura prestação de serviço de transporte.

A prestação de serviço de transporte interestadual e intermunicipal é fato gerador do Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS e, em regra, o local da operação ou da prestação, para os efeitos da cobrança do imposto e definição do estabelecimento responsável, é onde a prestação tenha sido iniciada

No tocante ao contribuinte remetente de mercadorias, o artigo 13, §1º, inciso II, alínea "b" da Lei Complementar nº 87/1996 dispõe que, dentre outros valores, o frete, caso o transporte seja efetuado pelo próprio remetente ou por sua conta e ordem e seja cobrado em separado, integrará a base de cálculo das mercadorias. Nesta hipótese, para fins de determinação da base de cálculo do ICMS na operação, o valor referente ao transporte de mercadorias comercializadas sob a cláusula CIF, ou seja, cobrado do adquirente, receberá o mesmo tratamento dispensado à mercadoria, seja em relação à aplicação da alíquota, redução da base de cálculo, isenção, suspensão ou não incidência.

De acordo com o item 144, Anexo I do RICMS/MG, é isenta do ICMS a prestação de serviço de transporte rodoviário intermunicipal de cargas, que tenha como tomador do serviço contribuinte do imposto inscrito no cadastro de contribuintes do Estado de Minas Gerais, mas a inclusão do frete na base de cálculo das mercadorias é tratamento diverso daquele previsto para prestação de serviço de transporte. Uma vez recebido ou debitado pelo contribuinte remetente, o valor do frete integrará a base de cálculo do ICMS incidente na operação com a mercadoria, fato este que não se confunde com prestação de serviço de transporte.

Nas operações com mercadorias, os valores relativos ao frete somente não integrarão a base de cálculo do imposto quando o transporte for contratado e realizado por conta do destinatário. Logo, diante da obrigatoriedade da inclusão do valor cobrado a título de frete na base de cálculo das mercadorias e da previsão de isenção na prestação intermunicipal de serviço de transporte quando o tomador for contribuinte mineiro, tratando-se de operação interna as partes envolvidas na operação (rementente/vendedor e destinatário/adquirente) podem analisar se, financeiramente, é mais benéfico estabelecer que o frete será:

a) CIF (cost, insurance and freight – Custo, Seguro e Frete ), por conta do remetente, caso em que o valor do frete deverá compor a base de cálculo do ICMS incidente sobre as mercadorias;

b) FOB (free on board – Colocado livre a bordo), por conta do destinatário, nesse caso sendo o destinatário tomador do serviço contribuinte do ICMS inscrito no cadastro de contribuintes do Estado de Minas Gerais, a prestação de serviço de transporte rodoviário intermunicipal de cargas seria alcançada pela isenção do ICMS, conforme o item 144 da Parte 1 do Anexo I do RICMS/MG e o valor do transporte não integraria a base de cálculo do ICMS relativo às mercadorias.

É claro que a análise deve levar em consideração a não cumulatividade do ICMS, entretanto, em se tratando de competitividade com os demais contribuintes, entendemos que o valor da aquisição com transporte interno sob cláusula CIF, provavelmente será superior àquele em que o destinatário, contribuinte do imposto, se responsabilizar pelo transporte.

Joana Bete Chaves de Azevedo

Advogada. Pós-graduada em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coautora do Livro Manual do IPI e ICMS, Tributação, emissão e escrituração nas operações de A a Z . Consultora Tributária (IPI, ICMS e ISS). Palestrante pela unidade de negócios Tax & Accounting da Thomson Reuters no Brasil (vertical Information/FISCOSOFT).

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet

dafabet

crazy time A

crazy time A