Tributação de Diversas Mercadorias

Claudio Cortez Francisco

Se sua empresa possui uma linha grande de produtos e vende para diversos estados, com clientes de perfil variado, com toda certeza deve ser um grande desafio identificar a tributação de cada idem, afinal as hipóteses e variáveis são muitas, inclusive devido a diferenciação da substituição tributária e a constante mudança da legislação.

Pense que antes de identificar toda essa trabalhosa tributação você deve estar convicto que todas as mercadorias estejam classificadas corretamente. E estão? O código NCM deve ser o mais específico, o mais indicado segundo as diversas regras, normas e notas que regem o Sistema Harmonizado e a Nomenclatura Comum do Mercosul.

Se não fez ainda é de fundamental importância revisar todas as classificações fiscais e isso deve ser feito por quem entende do assunto. Afinal a tributação vai variar muito, para mais ou menos, dependendo do código NCM, da Classificação Fiscal.

O brasileiro, mais que qualquer outro povo, cultiva o hábito de deixar certas decisões para a última hora, ou no momento que se depara com o problema. Isso é muito perigoso, pois mesmo corrigindo o problema as consequências são dolorosas e irreversíveis, ou seja, multas deverão ser pagas, assim como a tributação a menor deverá ser corrigida, gerando uma dispendiosas surpresa financeira.

O catálogo de mercadorias, que chamamos de NCM, dá margem à muitas duvidas, afinal ele abrange dezenas de milhares de mercadorias, constituídas de matérias diferenciadas e com aplicação muito abrangente. Por essa razão, quem não faz esse trabalho de classificação fiscal constantemente, somando larga experiência ao conhecimento técnico e fiscal, pode incidir em erro de interpretação, pois “quando uma mercadoria parece que deve ser enquadrada naquela posição ela pode pertencer a outra, tanto é verdade que essa frase grifada é parte integrante de uma das regras oficiais que regem a classificação fiscal de mercadorias.

Revisar todas as classificações fiscais em uso é um procedimento de baixo custo, e que pode evitar grandes prejuízos.

Claudio Cortez Francisco

Classificador Técnico e Fiscal de Mercadorias
www.classificadorfiscal.com.br

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet