O Brasil é um país seguro para investimentos?

Alexandre Pontieri

                            Trabalhando com clientes estrangeiros é muito comum ouvirmos a seguinte pergunta: o Brasil é um país seguro para investimentos?

 

                            É claro que como brasileiros temos a tendência a defendermos o nosso país, mas, independente do amor que sentimos por nossa pátria, as informações divulgadas pelos diversos órgãos de informação mostram que a resposta a essa pergunta é positiva: sim, o Brasil é um país seguro para investimentos.

        

                            Veja-se, por exemplo, que recentemente o Brasil tornou-se um país referência mundial nos fatores econômicos e de desenvolvimento, recebendo, inclusive, o tão cobiçado investment grade na classificação da rigorosa agência de classificação de riscos Standard & Poor’s. Ou seja, o Brasil alcançou o nível máximo no grau de investimentos, tornando-se um país seguro para investidores, conforme se pode ver, por exemplo, na notícia abaixo:

 

“Brasil entra no clube de países mais respeitados’, diz Mantega

“BRASÍLIA – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a chegada do investment grade na classificação da Standard & Poor’s coloca o Brasil no clube dos países mais respeitados e sérios e mostra que o Brasil é uma economia sólida e atraente para os investidores. Ele destacou que o  investment grade se torna mais importante pelo fato de ter sido concedido em meio a uma crise internacional.

Segundo o ministro, esse reconhecimento veio a partir do crescimento mais forte da economia, que se expande acima de 5%, e dos fundamentos sólidos, já que o País tem mantido o equilíbrio nas contas públicas. Ele destacou o resultado das contas públicas, que mostrou superávit nominal no primeiro trimestre.

Mantega parabenizou "os brasileiros e governos" pela obtenção da nota.

A decisão ofuscou a decisão de corte de juros nos Estados Unidos para o mercado financeiro doméstico. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) disparou depois da notícia, recuperando rapidamente 65 mil pontos e já operando aos 66 mil pontos. Dólar e juros despencam.

Entre outras coisas, a S&P elevou o rating do Brasil para "BBB-" (investment grade), elevou o rating da dívida/moeda estrangeira de "BB+" para "BBB-", o rating dívida em moeda local de longo prazo de BBB p/BBB+; e manteve a perspectiva dos ratings de longo prazo do Brasil em estável.” (Grifos nossos)

Disponível em:

http://www.estadao.com.br/economia/not_eco165546,0.htm

 

 

                            E mais: atualmente o Brasil faz parte de um seleto grupo de países que vem ganhando destaque no cenário econômico mundial, denominado pelos economistas e especialistas de mercado como BRICs [1]– que inclui o Brasil, Rússia, Índia e China respectivamente.

 

                                   E ainda recetemente, conforme noticiado em diversos veículos especializados em economia, o Brasil veio a superar os EUA em volume de investimentos estrangeiros. [2]

 
 

                            Vale lembrar ainda que em 2014 o Brasil será o país-sede da Copa do Mundo e em 2016 das Olimpíadas.

 

 

                                     É inegável que esses eventos servirão como excelentes oportunidades para investimentos e geração de negócios para o Brasil e para quem acreditar nesse rico e promissor país.

 

 

 

Alexandre Pontieri

Advogado; Pós-Graduado em Direito Tributário pelo CPPG – Centro de Pesquisas e Pós-Graduação da UniFMU, em São Paulo; Pós-Graduado em Direito Penal pela ESMP-SP – Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo; Membro do COIN da ITALCAM – Comitê de Investimentos da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet