Escrituração Contábil Digital – A Contabilidade oficial no Brasil

Rodrigo Anegues

A cada ano o projeto do Sistema Público da Escrituração Digital – SPED, eleva o nível de controles na função fiscal das empresas no Brasil. Tornando mais complexo o compliance fiscal e contábil e o custo de operar no país.
As recentes mudanças na Escrituração Contábil Digital – ECD e na EFD -Contribuições remetem a novas reflexões que denota necessidade urgente de revisão dos processos sistêmicos para a geração destas declarações.

Este contexto, consolida o entendimento que a verdadeira contabilidade é a ECD e não mais a base de dados/demonstrações nos sistemas ERP e tão pouco a publicação das demonstrações contábeis. Lembrando que da contabilidade digital no Brasil inicia-se com a Resolução CFC N° 1.020/05.

No tocante a Escrituração Contábil Digital – ECD, novas mudanças foram introduzidas através da Instrução Normativa nº 1.679/2016, que obriga os contribuintes que desejarem retificar a declaração a apresentar um Termo de verificação para fins de substituição (registros J801/J930) na ECD, responsabilizando de forma solidária dois contadores pelas alterações e/ou um auditor externo, conforme demonstraremos abaixo, a saber:

Termo de Verificação para fins de substituição será assinado:
I – pelo próprio profissional contábil que assina a escrituração substituta, quando a correção dos erros não depender de alterações de lançamentos contábeis, saldos, ou demonstrações contábeis, tais como, correções em termo de abertura ou de encerramento e na
Identificação dos signatários;

II – por 2 (dois) profissionais contábeis, sendo 1 (um) deles contador, quando a correção do erro gerar alterações de lançamentos contábeis, de saldos ou de demonstrações não auditadas por auditor independente;

III – por 2 (dois) contadores, sendo 1 (um) deles auditor independente, quando a correção do erro gerar alterações de lançamentos contábeis, de saldos ou de demonstrações que tenham sido auditadas por auditor independente.

§ 3º São nulas as alterações feitas sem o Termo de Verificação para fins de Substituição de que trata o § 1º.”

No tocante da EFD-Contribuições a nova versão do Guia Prático publicado no dia 31/07/2017 (versão 1.22), adiciona a obrigatoriedade a partir de novembro de 2017 da inclusão do plano de contas e centro de custos, ou seja, a conciliação fiscal x contábil deve esta demonstrada na EFD – Contribuições com seus saldos conciliados com a ECD, no que tange os registros das operações fiscais e contábeis associadas ao PIS/COFINS e em alguns casos INSS (Bloco P).
A partir de novembro a ausência dos registros: “0500: Plano de Contas Contábeis, 0600 Centro de Custos” a nível de operações geradoras de débito e crédito das contribuições gerará erro na transmissão do arquivo. Vale ressaltar que os registros de notas fiscais C100/C170 já possuem este campo como não obrigatório a muitos anos.
Por fim, este novo cenário necessitara de muito foco dos departamentos tributários nas empresas visando implementar tais situações em seus sistemas ERP e soluções fiscais.
Os ajustes outrora realizados na EFD-Contribuições no bloco M e a utilização do registro F100 para registros de débitos e créditos devem ser repensados olhando todo este novo contexto de fiscalização e compliance vis a vis a conciliação contábil da data do envio das declarações.
Por enquanto o Bloco K da EFD – ICMS/IPI está restrito a empresas com faturamento superior a R$ 300.000.000,00, alcançando apenas os registros K200 e K280 relativo aos saldos de estoques, para os estabelecimentos industriais classificados nas divisões 10 a 32 do CNAE.
Em 2019 a escrituração do bloco K para ICMS/IPI deve ser entregue de forma completa, sendo assim a conciliação contábil/fiscal versus estoque ganhará muita força no compliance das obrigações. Sendo assim as empresas terão que dar muita atenção para os ajustes de inventários fechados na contabilidade materializado na ECD e nas declarações que demonstrem a movimentação de notas fiscais.
Neste contexto é factível que o fisco até 2019 inclua a conciliação contábil/fiscal também para ICMS/IPI, fechando o ciclo. A partir desse cenário será possível realizar a composição e cruzamentos com registros do bloco H (inventário da EFD – ICMS/IPI) e com o registro L210 (Informativo da composição de custos) da Escrituração Contábil Fiscal – ECF.
O desafio imediato é refazer as interfaces dos sistemas fiscal nos sistemas ERP e solicitar novos “patches” para os grandes fornecedores (SAP/Oracle), pensando neste novo contexto operacional.
Em um futuro muito próximo o fisco terá condições de calcular os tributos antes da apuração convencional das empresas.

No próximo artigo falaremos dos seguintes temas da ECD:
Criação do Bloco K – Conglomerados Econômicos (facultativo para o ano-calendário 2016):
a) Registro K030: Período da Escrituração Contábil Consolidada;
b) Registro K100: Relação das Empresas Consolidadas;
c) Registro K110: Relação dos Eventos Societários;
d) Registro K115: Empresas Participantes do Evento Societário;
e) Registro K200: Plano de Contas Consolidado;
f) Registro K210: Mapeamento para Planos de Contas das Empresas Consolidadas;
g) Registro K300: Saldos das Contas Consolidadas;
h) Registro K310: Empresas Detentoras das Parcelas do Valor Eliminado Total;
i) Registro K315: Empresas Contrapartes das Parcelas do Valor Eliminado Total

Rodrigo Anegues | Tax Partner
Rodrigo.anegues@austinassociados.com.br

Rodrigo Anegues

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet