A tentativa do Senado Federal de acabar com a “guerra fiscal” no âmbito do ICMS

Daniel Moreti

O Projeto de Resolução do Senado Federal nº 72/2010, após muitas discussões na "Casa dos Estados", foi aprovado sob o nº 13, de 25/04/2012, com a seguinte redação:

"R E S O L U Ç Ã O Nº 13, DE 2012
Estabelece alíquotas do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), nas operações interestaduais com bens e mercadorias importados do exterior.
O Senado Federal resolve:
Art. 1º A alíquota do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), nas operações interestaduais com bens e mercadorias importados do exterior, será de 4% (quatro por cento).
§ 1º O disposto neste artigo aplica-se aos bens e mercadorias importados do exterior que, após seu desembaraço aduaneiro:
I – não tenham sido submetidos a processo de industrialização;
II – ainda que submetidos a qualquer processo de transformação, beneficiamento, montagem, acondicionamento, reacondicionamento, renovação ou recondicionamento, resultem em mercadorias ou bens com Conteúdo de Importação superior a 40% (quarenta por cento).
§ 2º O Conteúdo de Importação a que se refere o inciso II do § 1º é o percentual correspondente ao quociente entre o valor da parcela importada do exterior e o valor total da operação de saída interestadual da mercadoria ou bem.
§ 3º O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) poderá baixar normas para fins de definição dos critérios e procedimentos a serem observados no processo de Certificação de Conteúdo de Importação (CCI).
§ 4º O disposto nos §§ 1º e 2º não se aplica:
I – aos bens e mercadorias importados do exterior que não tenham similar nacional, a serem definidos em lista a ser editada pelo Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex) para os fins desta Resolução;
II – aos bens produzidos em conformidade com os processos produtivos básicos de que tratam o Decreto-Lei nº 288, de 28 de fevereiro de 1967, e as Leis nºs 8.248, de 23 de outubro de 1991, 8.387, de 30 de dezembro de 1991, 10.176, de 11 de janeiro de 2001, e 11.484, de 31 de maio de 2007.
Art. 2º O disposto nesta Resolução não se aplica às operações que destinem gás natural importado do exterior a outros Estados.
Art. 3º Esta Resolução entra em vigor em 1º de janeiro de 2013.
Senado Federal, em 25 de abril de 2012."

Justifica-se a importância da resolução, pois, dentre as várias modalidades de "guerra fiscal" no âmbito do ICMS, aquela de maior impacto econômico é a que decorre de benefícios concedidos pelos Estados em relação a produtos importados. Trata-se da chamada "guerra dos portos", consistente no mecanismo para o qual as unidades federadas "reduzem" o montante de ICMS na operação interestadual posterior à importação do bem e concedem o crédito presumido pelo valor integral.

Na tentativa de acabar ou, pelo menos, amenizar a "guerra fiscal" existente neste tipo de operação, a redação original do Projeto de Resolução do Senado – PRS – nº 72/2010, tinha a proposta de estabelecer a alíquota de ICMS nas operações interestaduais com bens e mercadorias importados do exterior em 0%, porém, acabou por ser aprovada fixando em 4% a alíquota do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), nas operações interestaduais com bens e mercadorias importados do exterior.

A alíquota de 4% aplica-se a produtos importados não submetidos a processo de industrialização e àqueles que, ainda que submetidos à processo de industrialização, resultem em mercadorias ou bens com conteúdo de importação superior a 40%.

A nova regra entra em vigor em 1º de janeiro de 2013, alcançando as operações realizadas após essa data, observadas as exceções previstas na própria Resolução.

Não descuramos de que a Resolução 13/2012 é importante meio de combate à "guerra fiscal", pois reduz a atratividade de instalação de atividades nos Estados que historicamente concedem benefícios fiscais.

Entendemos que a atratividade é consideravelmente reduzida, porém, não é fulminada, pois os Estados ainda terão margem para conceder benefícios fiscais relativos aos 4% de ICMS incidentes na operação interestadual com produto importado. O crédito constante na nota fiscal será de 4%, ainda que haja desoneração total do pagamento do tributo para o remetente.

Explicamos melhor. Saímos, com a nova resolução, de uma situação em que, por exemplo, uma operação interestadual com produto importado por SC, destinado ao Estado de SP, sofre a incidência de ICMS de 12%, sendo este o valor do imposto destacado na nota fiscal, correspondendo a este montante o crédito do destinatário. Nesse exemplo, se houver um crédito presumido correspondente a 75% do ICMS incidente na operação, o remetente pagará apenas 3% (1/4) de ICMS, ao passo que aqueles que realizarem a mesma operação, porém, sem o benefício fiscal, terão um ônus de 12% de ICMS. A vantagem, neste caso, chega a 9%.

No novo cenário, a alíquota de ICMS para produto importado em operações interestaduais será de 4% em qualquer Unidade da Federação. Ainda que o Estado de origem conceda crédito presumido correspondente ao total do imposto incidente na operação, a vantagem que o beneficiário do incentivo fiscal experimentará será, no máximo, de 4%.

Essa drástica redução na margem de vantagem a ser oferecida para as empresas é que, no nosso sentir, passará a desestimular a realização de operações beneficiadas, mormente porque, na maioria dos casos, não sendo o benefício aprovado no CONFAZ, as empresas não correrão o risco de se valer de benefícios "irregulares" por uma vantagem financeira que pode não valer à pena.

Sob o prisma jurídico, todavia, ao menos um aspecto potencialmente negativo da Resolução em comento deve ser destacado, afigurando-se, nesse sentido, a possível ofensa à isonomia, pois com a regra o Brasil passa a atribuir, no âmbito do ICMS, tratamento diferenciado entre produto nacional e importado, o que pode levar os contribuintes a pleitear no judiciário o direito de realizar operações interestaduais com mercadorias de produção nacional com a incidência da mesma alíquota de 4% que recai sobre os produtos importados.

Ademais, o art. 152 da CF/88 é violado com o novo tratamento atribuído pela Resolução 13/2012, pois o dispositivo veda expressamente a discriminação tributária em razão da procedência ou destino dos bens, in verbis:

"Art. 152. É vedado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer diferença tributária entre bens e serviços, de qualquer natureza, em razão de sua procedência ou destino."

Notavelmente, o que faz a Resolução nº 13/2012, com a justificativa de acabar com a "guerra fiscal", é estabelecer discriminação entre produtos nacionais e importados, valendo-se para tanto de alíquotas do ICMS.

Dessa forma, não obstante a importante sinalização do Poder Legislativo com a ampla redução da margem de concessão de benefícios pelos Estados a produtos importados, a medida não põe fim aos problemas e distorções no âmbito do ICMS, o que requer uma rediscussão do modelo da tributação do consumo adotado pelo Brasil.

Daniel Moreti

Mestre em Direito Tributário pela PUC/SP. Professor em Cursos de Graduação e Pós-Graduação. Autor de diversas obras e artigos jurídicos de Direito Tributário. Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo - TIT/SP. Advogado em São Paulo.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/