A complexidade tributária é boa para mim, mas péssima para o país

Henrique Napoleão Alves

O sistema tributário brasileiro tem dois grandes defeitos: é desnecessariamente complexo e altamente regressivo.

Quão complexo? Em um texto breve, menciono quatro parâmetros que ajudam a responder a essa pergunta. Após, reflito sobre quem ganha e quem perde com isso, e como resolver o problema.

Campeão do mundo em complicação — e de goleada
O Banco Mundial, em parceria com a empresa de consultoria PwC, publica anualmente o relatório Paying Taxes, no qual reporta a situação tributária de mais de 180 economias diferentes.

Faz parte da investigação do Banco Mundial comparar os países segundo o tempo médio que é gasto apenas para calcular e pagar tributos. O Brasil não é apenas o último colocado: ele é, de bem longe, o pior. Para se ter uma ideia, em 2016 o Brasil foi quase duas vezes pior do que o penúltimo colocado mundial.

93 tributos diferentes
O Portal Tributário mantém uma lista atualizada dos tributos em vigor no nosso país. No momento em que escrevo estas linhas, são contabilizados 93 tributos diferentes. Vou repetir: 93 tributos diferentes.

É um número espantoso por si só. Mesmo assim, é subdimensionado porque: (i) não inclui todos os tributos criados nos três níveis da federação (na lista não constam, por exemplo, inúmeras taxas, como a TFRM cobrada pelos estados de Minas Gerais e do Pará); (ii) sempre há a chance de alguma cobrança ser posteriormente reconhecida como um tributo disfarçado; (iii) não inclui os tributos às avessas, isto é, as transferências compulsórias de recursos da população para o estado por via oblíqua.

Usina de produção de novas normas
Muito divulgada pela imprensa, a estimativa feita pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) é a de que, desde a promulgação da Constituição, teriam sido editados 363.779 instrumentos normativos em matéria tributária.

O estudo do IBPT não é muito claro quanto à metodologia, mas uma coisa é certa: independentemente de qual for o número exato, temos (e continuamos a criar) normas demais. Essa é, inclusive, uma das razões apontadas pelo Banco Mundial para explicar nosso desempenho no comparativo sobre tempo gasto para calcular e pagar tributos.

Um candidato para o Guinness Book, o livro dos recordes
O advogado Vinicius Leoncio decidiu compilar, num só livro, todas as normas tributárias brasileiras que encontrasse.

Ciente de que o resultado seria um livro gigantesco, Vinicius esperava que o objeto causaria impacto e, quem sabe, conscientização em prol da simplificação tributária.

O resultado: uma obra com 41 mil páginas e 2,1 metros de altura. Com o sugestivo título “Pátria Amada: Compilação Parcial da Legislação Tributária do Brasil”, o livro pesa o equivalente a dois hipopótamos.

Quem ganha e quem perde com isso?
Um sistema tributário muito complicado é sinônimo de mais conflitos e de maior demanda por serviços tributários. A princípio, ganham os profissionais que lidam com isso (como os advogados que trabalham na área, dentre eles eu mesmo): a demanda por seus serviços é grande e contínua.

Por outro lado, perde toda a sociedade.

Claro: um imenso número de pessoas terminará dedicando importante quinhão do seu tempo e energia para os tributos (o que significa não dedicar esse mesmo tempo e energia para outras coisas, como desenvolver novos negócios ou aprimorar antigos, encontrar soluções criativas e eficazes para problemas sociais graves etc.). E o tempo, meu caro leitor, o tempo não para nem volta. Impiedoso, ignora até mesmo os bonitos versos de Caetano Veloso na sua Oração ao Tempo.

Como os próprios profissionais envolvidos na prestação de serviços tributários e na solução das controvérsias respectivas são, antes de tudo, membros da sociedade brasileira, em um importante sentido também eles perdem com a complexidade tributária. Sim: estamos no mesmo barco, perdemos todos.

Existe solução?
As normas de competência tributária abrem espaço para a instituição e criação de um número muito grande de tributos. Além disso, existem muitos órgãos legislativos e administrativos diferentes com competência para criar instrumentos normativos sobre matéria tributária, de emendas constitucionais e leis a decretos e instruções normativas.

Medidas que ataquem esses fatores podem resultar em simplificação. Existe, portanto, solução. Mas qual exatamente?

Uma das propostas mais comuns de simplificação é a de instituir um imposto único. Não é a melhor ideia disponível. Mesmo sem adentrar nas dificuldades políticas de sua implementação, o imposto único, em qualquer configuração, terá grandes dificuldades de alcançar três objetivos importantes para o Brasil: arrecadação significativa, progressividade e criação de incentivos positivos para os agentes econômicos (como, por exemplo, na área ambiental, na saúde etc.).

No debate nacional, uma medida que parece ser bastante interessante é a de unificação de diferentes tributos sobre o consumo tal como preconizada pelo Centro de Cidadania Fiscal. Sozinha, não resolve a questão, é verdade, mas ajuda um bocado. Se for acompanhada por outras medidas de simplificação e de progressividade, transformamos o Brasil. Fonte: Conjur

Henrique Napoleão Alves

sócio do escritório Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados, doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor universitário.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet