Governador do Amazonas contesta lei paulista que dispõe sobre ICMS

O governador do estado do Amazonas, Carlos Eduardo Braga, ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 3935) que contesta o artigo 34, parágrafo 1º, itens 7 e 11, e o artigo 38, ambos da Lei 6.374/89 do estado de São Paulo, que dispõe sobre a instituição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O governador alega que a lei viola os “interesses relativos à manutenção das características de área de livre comércio, de exportação e importação, e de incentivos fiscais” conferidos à Zona Franca de Manaus (ZFM) pelos artigos 40 e 92 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT).

Os bens de informática produzidos na Zona Franca de Manaus, desde outubro de 1992, não mais se sujeitam ao regime da Lei federal 8.248/91, e sim a um regime jurídico específico instituído pela lei 8.387/91. Carlos Eduardo Braga salienta que “as atividades econômicas ali desenvolvidas devem estar sujeitas a um regime tributário diferenciado”.

Sendo assim, os itens 7 e 11 do § 1º do artigo 34 da lei paulista que estabelece as alíquotas do ICMS a produtos da indústria de processamento eletrônico de dados na ZFM “padece de inconstitucionalidade”, segundo o governador do Amazonas.

Eduardo Braga pede ainda a inconstitucionalidade do artigo 38 da mesma lei paulista por afrontar o artigo 155, II, parágrafo 2º, I, da Constituição Federal, que consagra o princípio da não-cumulatividade.

A ADI foi distribuída à ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha.

Fonte: STF

Data da Notícia: 09/08/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

dafabet

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet

dafabet

crazy time A

crazy time A