Senadores Fazem Acordo com o Governo e Aprovam o Prouni

O acordo negociado no Senado, que alterou vários pontos do Programa Universidade para Todos (ProUni), foi aprovado pelo Plenário nesta quinta-feira (16), em votação simbólica. Houve resistência de alguns senadores ao relatório do senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) ao projeto de lei de conversão (PLV 59/04) proveniente da medida provisória (MP 213/04) que, por meio de renúncias fiscais, estimula instituições particulares de ensino superior a concederam bolsas de estudo para estudantes carentes.

A senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) chegou a pedir verificação de quórum, mas, como só obteve apoio dos senadores Geraldo Mesquita Júnior (PSB-AC) e Antero Paes de Barros (PSDB-MT), não conseguiu que a Mesa iniciasse a contagem do número de senadores presentes à sessão. Regimentalmente, seria necessário que no mínimo três senadores endossassem a solicitação de verificação para ela se processar.

Como o projeto de conversão foi alterado, o texto voltará para novo exame da Câmara dos Deputados. As modificações feitas no Senado asseguram a concessão de um número maior de bolsas para que estudantes carentes possam estudar na rede particular de ensino superior. Segundo o relator, as mudanças só foram possíveis porque houve um acordo entre o ministro da Educação, Tarso Genro, o líder do governo, Aloizio Mercadante (PT-SP), e vários senadores. Rodolpho Tourinho citou nominalmente a contribuição de Hélio Costa (PMDB-MG), Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Paulo Paim (PT-RS), Osmar Dias (PDT-PR) e José Agripino (PFL-RN).

Pelo acordo, as instituições não filantrópicas deverão converter 8,5% da sua receita em bolsas de estudo integrais ou parciais nos exercícios posteriores a 2005. O texto original da MP estipulava 10%, mas quando a matéria tramitou na Câmara, este percentual aprovado tinha caído para 7%. Tourinho explicou que o 1,5% recuperado pelo Senado implicará uma diminuição da perda, que seria de 24 mil, para 12 mil bolsas, garantindo 118 mil vagas.

Outra mudança importante, na avaliação do relator, foi a concessão de uma nova modalidade de bolsa parcial, que banca 25% do custo da mensalidade, além da bolsa de 50% já prevista anteriormente. Essa nova modalidade, informou Tourinho, foi sugerida pelo senador Eduardo Azeredo na Comissão de Educação e aceita por Mercadante.

Fonte: Agência Senado

Data da Notícia: 17/12/2004 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

dafabet

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet

dafabet

crazy time A

crazy time A