Aplicação do Crédito de PIS e COFINS em relação à aquisição de insumos sujeitos à alíquota zero

Marcelo Magalhães Peixoto

Sabe-se que o PIS e a COFINS, contribuições previstas constitucionalmente, são tributos afetos à sistemática da não-cumulatividade, nos termos do §12, do artigo 195, da Carta Magna.

Diferentemente do ICMS e IPI, a operacionalização da não-cumulatividade do PIS e da COFINS é realizada mediante a utilização da técnica denominada método subtrativo indireto, não estando vinculado ao montante do tributo recolhida na operação anterior (base x base), constituindo-se verdadeira subvenção oferecida pelo Estado ao contribuinte.

Esse método é expressamente reconhecido pela melhor doutrina acerca do tema, como o professor Ives Gandra da Silva Martins, que entende “As Leis nº 10.637, de 2003 e 10.833, de 2004, conversoras das MPs nºs 66 e 135, em verdade criaram uma forma de não cumulatividade correspondente a autêntica subvenção pública, que é forma de atender os reclamos de política tributária estimuladora de setores empresariais, muitas vezes haja mais estímulo em alíquotas menores, do que alíquotas maiores com técnicas mais sofisticadas de incentivo”[1].

Já o professor José Eduardo Soares de Melo, em seu livro Direito Empresarial Tributário,[2] nos ensina que “O direito a crédito não fica condicionado a qualquer espécie de anterior lançamento, ou registro em nota fiscal por parte do fornecedor dos referidos bens, mesmo porque não há como comparar distintas realidades (faturamento do contribuinte x anterior faturamento)”.

O artigo 3º, §2º, inciso II, tanto da Lei nº 10.637/2002 como da Lei nº 10.833/2004, reconhecem o direito ao crédito de PIS e COFINS quando os insumos são adquiridos mediante aquisição com isenção, desde que utilizados na fabricação de produtos e revendidos com a incidência de tais contribuições. Tal direito é reconhecido pela Receita Federal do Brasil por meio da Solução de Consulta Cosit nº 227, de 12 de maio de 2017.

Porém, a Receita Federal do Brasil, impondo tratamento diferenciado a institutos equivalentes como isenção e alíquota zero, nega o direito ao crédito quando o contribuinte adquire insumos à alíquota zero utilizados no processo produtivo e revendidos com incidência do PIS e da COFINS, gerando distorções no mercado e tratamento diferenciado entre os contribuintes.

Ao analisar tais institutos, a doutrina tributária especializada de Paulo de Barros Carvalho é enfático ao dizer que “A alíquota zero, como já tive a oportunidade de expressar, é caso típico de isenção. Trata-se de forma inibitória da operatividade funcional da regra matriz, de tal maneira que seus peculiares efeitos não se irradiam, justamente porque a relação obrigacional não se poderá instalar à mingua de objeto”[3]. No mesmo sentido são as posições dos professores Roque Antônio Carrazza e Hugo de Brito Machado[4], que reconhecem a equivalência de tais institutos.

Não por acaso, o Supremo Tribunal Federal, ao julgar o Recurso Extraordinário nº 174.478/SP, fixou entendimento no sentido de que a redução de base de cálculo corresponde à isenção parcial. Inclusive, consta no inteiro teor do mencionado posicionamento da Suprema Corte que a redução parcial ou total é apenas uma questão de grau e não de diferença de mecanismos utilizados.

Já o Superior Tribunal de Justiça, quando do julgamento do REsp 786.569/RS, assentou que “fixa alíquota menor para a tributação de serviços hospitalares em relação aos demais serviços, é norma de isenção parcial, como tal sujeita a interpretação literal (CTN, art. 111, II), que não comporta resultados ampliativos e nem aplicação por analogia”.

Partindo-se das premissas lógicas assentadas nos posicionamentos das Cortes Superiores, pode-se entender que a redução integral da alíquota (alíquota zero) corresponderia ao instituto da isenção (total), corroborando a tese de equivalência dos institutos aqui analisados.

Portanto, considerando que (i) a redução de alíquota, (ii) assim como a redução da base de cálculo, configuram isenção parcial, por possuírem a mesma substância, é indubitável a conclusão de que a alíquota zero (que nada mais se trata senão da redução a zero do aspecto quantitativo da regra matriz de incidência) possui o mesmo efeito que a isenção total.

Sob tal premissa, parece-nos que a única solução coerente para os casos de aquisição de insumos sujeitos à alíquota zero é a concessão de créditos de PIS e COFINS, desde que tais insumos sejam posteriormente utilizados na elaboração de produtos ou serviços com venda em subsequente operação sujeita ao pagamento de PIS e COFINS.

[1] Não-cumulatividade tributária, Coordenação Hugo de Brito Machado, Editora Dialética, pág. 249/250.

[2] Direito Empresarial Tributário. Editora Quartier Latin, p. 230.

[3] Paulo de Barros Carvalho, in Isenções Tributárias do IPI, em Face do Princípio da Não-cumulatividade. Revista Dialética de Direito Tributário nº 33, pág. 165/166

[4] Curso de Direito Tributário, Editora Malheiros, 28ª Edição, pág. 165.

Marcelo Magalhães Peixoto

Presidente fundador da APET – Associação Paulista de Estudos Tributários. Mestre em Direito Tributário pela PUC/SP

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet