CFEM: Prescrição em cinco ou dez anos?

César Augusto Gomes

O Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), autarquia vinculada ao Ministério das Minas e Energia, vem realizando, em todas as unidades da federação, uma fiscalização das empresas mineradoras sobre eventuais débitos relativos à Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) e impondo, nesta ação fiscalizatória um prazo alongado para a cobrança, que alcança até os últimos dez anos.

Tal fiscalização extemporânea tem como fundamento a Lei nº 9.636, de 15/05/1998, e alterações posteriores, que prevê o prazo de dez anos para a cobrança do crédito vinculado à receita patrimonial da União.

Para impor às empresas mineradoras um prazo superior ao quinquenal, os fiscais do DNPM entendem que a receita da CFEM é patrimonial e se baseiam no artigo 47 da Lei nº 9.636, de 15/05/1998, que diz o seguinte:

"Art. 47. O crédito originado de receita patrimonial será submetido aos seguintes prazos: (Redação dada pela Lei nº 10.852, de 2004)
I – decadencial de dez anos para sua constituição, mediante lançamento; e (Incluído pela Lei nº 10.852, de 2004)
II – prescricional de cinco anos para sua exigência, contados do lançamento. (Incluído pela Lei nº 10.852, de 2004)
§ 1o – O prazo de decadência de que trata o caput conta-se do instante em que o respectivo crédito poderia ser constituído, a partir do conhecimento por iniciativa da União ou por solicitação do interessado das circunstâncias e fatos que caracterizam a hipótese de incidência da receita patrimonial, ficando limitada a cinco anos a cobrança de créditos relativos a período anterior ao conhecimento. (Redação dada pela Lei nº 9.821, de 1999)."

De fato, está prevista que a cobrança das receitas patrimoniais da União pode abranger os últimos 10 anos.

Todavia, essa pretensão de fiscalizar em até dez anos não tem como ser aplicada à contribuição sobre minerais pelo explícito motivo de que a CFEM não é uma receita patrimonial.

Segundo definição do próprio DNPM em seu site:

"a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais, estabelecida pela Constituição de 1988, em seu Art. 20, § 1º, é devida aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios e aos órgãos da administração da União, como contraprestação pela utilização econômica dos recursos minerais em seus respectivos territórios." (grifos nossos)

"Contraprestação" é, na verdade, a definição para uma receita não tributária compensatória pelos danos ambientais ocasionados pela exploração dos recursos minerais.

A Lei que criou a compensação financeira foi a de nº 7.990/1989, que estatui em seu art. 6º:

"Art. 6º – A compensação financeira pela exploração de recursos minerais, para fins de aproveitamento econômico, será de até 3% (três por cento) sobre o valor do faturamento líquido resultante da venda do produto mineral, obtido após a última etapa do processo de beneficiamento adotado e antes de sua transformação industrial. (Vide Lei nº 8.001, de 1990)".

Esse preceito legal começa com a frase "A compensação financeira pela exploração de recursos minerais será de até 3%." Mas tal percentual incidirá sobre qual base de cálculo?

A resposta exata é: sobre o faturamento líquido resultado da venda do produto mineral lavrado.

Assim, vê-se que a CFEM nada tem a ver com o patrimônio da União, e, portanto, é um equívoco tratá-la como uma Receita Patrimonial.

Vejamos, pois, quais são as Receitas Patrimoniais definidas pelo Ministério do Planejamento, que estão disponíveis no seu site:

"
Em decorrência da utilização de imóveis da União são devidas as receitas patrimoniais abaixo referidas, segundo a natureza da atividade empreendida no imóvel da União.
Foro
Os terrenos aforados pela União ficam sujeitos ao foro de 0,6% (seis décimos por cento) do valor de avaliação do terreno da União.
Taxas de Ocupação
A taxa de ocupação de terrenos da União, calculada sobre o valor de avaliação do terreno da União, corresponde aos seguintes percentuais:
Laudêmios
Dependerá do prévio recolhimento do Laudêmio, em quantia correspondente a 5% (cinco por cento) do valor de avaliação do terreno e das benfeitorias existentes, a transferência onerosa, entre vivos, do domínio útil de terreno da União ou de direitos sobre benfeitorias nele construídas, bem assim a cessão de direito a eles relativos"

Como se vê, o próprio Órgão encarregado do orçamento da União define quais são as receitas patrimoniais que, obvia e necessariamente, derivam do Patrimônio da União e a CFEM não está entre elas.

Hoje, no Brasil, é difícil de compreender como tantos Órgãos Públicos, inclusive o próprio Judiciário, e especialistas da iniciativa privada confundem a CFEM como Receita Patrimonial.

Uma coisa é certa: para ser classificada como Receita Patrimonial, o bem objeto de mensuração tem que necessariamente pertencer à União.

Já vimos anteriormente, pela definição legal, que a base de cálculo da CFEM é a venda do mineral lavrado.

Mas será que o mineral lavrado de propriedade da União? A quem efetiva e unicamente pertence o mineral lavrado?

A resposta para esta importantíssima pergunta poderá ser encontrada ao se examinar, mais de perto, o art. 176 da Constituição Federal de 1988, que estatui serem as jazidas e demais recursos minerais pertencentes à União.

Muitos, inadvertidamente, arriscariam dizer que o proprietário que era lavrado é a União, pois as jazidas lhe pertencem.

Mas, ao contrário, esta não é a realidade fática à luz da Constituição. Em seu art. 176, a nossa Lei Maior prevê:

"Art. 176. As jazidas, em lavra ou não, e demais recursos minerais e os potenciais de energia hidráulica constituem propriedade distinta da do solo, para efeito de exploração ou aproveitamento, e pertencem à União, garantida ao concessionário a propriedade do produto da lavra."

Legalmente, só pode vender uma mercadoria quem é seu dono.

Portanto, é o empresário em regime de concessão, o verdadeiro dono (proprietário) do mineral lavrado.

É ele quem, ao vender o produto do seu investimento de risco e do seu trabalho, cria o fato gerador para a imputação da CFEM.

Aqui fazemos um breve parêntese para informar que o setor de mineração foi responsável por 36% das exportações brasileiras no ano de 2011 e é de interesse da União que esse setor floresça cada vez mais para ajudar a alavancar a balança comercial do país.

Caso a propriedade do produto lavrado fosse da União, qual empresário ou empresa, nacional ou estrangeiro, faria altíssimos investimentos em pesquisa mineral, compra de maquinário, contratação de mão de obra e extração da lavra?

Claro está, assim, que a União não é a proprietária da mercadoria que vai servir de base de cálculo para a CFEM, ou seja, ela não é proprietária do mineral lavrado.

Portanto, a CFEM não é uma receita patrimonial e, não sendo receita patrimonial, qual seria a sua classificação? Sugerimos que ela seja incluída nas receitas não tributárias (embora tenha fato gerador e seja reflexo de percentual sobre o faturamento líquido), como uma contribuição reparativa ou indenizatória pelos danos ambientais resultantes da exploração mineral.

Quanto à prescrição, comprovamos que a CFEM não é uma receita patrimonial e que, portanto, o prazo para a fiscalização é de somente cinco (5) anos.

No Poder Judiciário, em todas as instâncias, está pacificada a tese de que a exigência da CFEM prescreve em cinco (5) anos.

Tome-se como exemplo a decisão abaixo transcrita da lavra do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, a saber:

"Direito Minerário. Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais. Natureza Jurídica. Prescrição. Dedução do ICMS. A cobrança de Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), prevista no art. 20, § 1º da CRFB não se trata, portanto, de preço público, contraprestação contratual por prestação de serviço público. Tratando-se de relação jurídica de caráter não tributário com assento no Direito Administrativo aplica-se-lhe por simetria o prazo prescricional de cinco anos previsto no art. 1º do Decreto nº 20.910/32." (TRF 4ª Região, Apelação em Mandado de Segurança nº 2007.70.00.005618-0/PR, DJU de 02/09/2008).

Superior Tribunal de Justiça decidiu:

"1 – Em se tratando do direito de a Fazenda Pública executar valor de multa referente a crédito não-tributário, ante a inexistência de regra própria e específica, deve-se aplicar o prazo qüinqüenal estabelecido no art. 1º do Decreto 20.910/32.
2 – De fato, embora destituídas de natureza tributária, as multas impostas, inegavelmente, estão revestidas de natureza pública, e não privada, uma vez que previstas, aplicadas e exigidas pela Administração Pública, que se conduz no regular exercício de sua função estatal, afigurando-se inteiramente legal, razoável e isonômico que o mesmo prazo de prescrição – qüinqüenal – seja empregado quando a Fazenda Pública seja autora (caso dos autos) ou quando seja ré em ação de cobrança (hipótese estrita prevista no Decreto 20.910/32 ). Precedentes: Resp 860691/PR DJ 20/10/2006, Rel Min. Humberto Martins; Resp 840.368/MG, DJ 28/09/2006, Rel. Min. Francisco Falcão; Resp 539.187/SC, DJ 03/04/2006, Rel. Min. Denise Arruda.
3 – Recurso especial conhecido e provido para o fim de que, observado o lapso qüinqüenal previsto no Decreto 20.910/32, sejam consideradas prescritas as multas administrativas cominadas em 1991 e 1994, nos termos em que pleiteado pelo recorrente." (REsp 905932/RS 1ª Turma do STJ, Min. José Delgado, DJ de 28/06/2007 pág. 884).

A frase mais importante dessas decisões judiciais é:

"O DNPM dispõe de cinco anos para constituir os créditos da CFEM."

Também a doutrina corrobora o prazo quinqüenal como assevera o Mestre Hely Lopes Meirelles, in Direito Administrativo Brasileiro, 18ª Edição, pág. 583:

"Entendemos que, quando a lei não fixa o prazo da prescrição administrativa, esta deve ocorrer em cinco anos, à semelhança da prescrição das ações pessoais contra a Fazenda Pública."

Conclusão

É certo que a constituição, a jurisprudência e a doutrina fixam em cinco anos o direito de ser exigida a CFEM sobre o faturamento líquido das mineradoras e, assim, não cabe ao Órgão fiscalizador ultrapassar esse prazo com base em interpretações e decisões de seus agentes, sob pena de incorrer em falta funcional e, ao macular o Auto de Infração, estimular as impugnações.

César Augusto Gomes

Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil Aposentado. Ex-Delegado da Receita Federal em Caxias do Sul/RS. Tributarista desde 1984. Mestre em Economia pelo PIMES/UFPE - 1980. Articulista de diversos Jornais e Sites Jurídicos no Brasil. Comentarista da Rádio CBN - Vitória/ES

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet